Notícias

Medida

O Estadão publicou notícia sobre o anteprojeto de lei preparado pelo governo federal para proibir a entrada no país de resíduos danosos ao meio ambiente e à saúde – entre eles os pneus usados. Responsável pelo texto, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, afirma que a proposta vai para o Congresso em agosto. A medida foi tomada por pressão da Organização Mundial do Comércio (OMC), que fixou um prazo para que o Brasil acabasse com o oba oba da legislação, com brechas que permite a importação de pneus usados. Na União Européia há uma norma que proíbe os países de despejar os pneus nos seus castos aterros sanitários. E onde eles vão parar? Em algum país em desenvolvimento. Isso é que é solidariedade.

Redação ((o))eco ·
26 de julho de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
2 de abril de 2026

A nova fronteira do crime organizado está na Amazônia

Estudo revela que atividades ilegais e facções impulsionaram quase 19 mil homicídios, reposicionando a violência no interior do Brasil

Salada Verde
1 de abril de 2026

Pressão minerária cerca terras indígenas em Mato Grosso e acende alerta

Estudo aponta avanço de processos no entorno de Terras Indígenas, riscos a povos isolados e fragilidades no licenciamento

Notícias
1 de abril de 2026

De saída no MMA, Marina faz balanço dos últimos 3 anos e ‘passa’ o bastão para Capobianco

Ministra destaca queda do desmatamento, reconstrução institucional e aposta na continuidade da agenda ambiental sob comando do ex-secretário executivo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.