Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL) Nacional, recomendou na noite desta terça-feira (27) a destituição de Darci Alves Pereira, condenado pelo assassinado do ambientalista Chico Mendes, do cargo de presidência do partido em Medicilândia (PA). O anúncio foi feito após ((o))eco revelar o caso.
Em nota, Costa Neto alegou que desconhecia o fato de que Pereira, que se apresenta em Medicilândia como “Pastor Daniel”, era o mesmo indivíduo acusado do assassinato do ambientalista, em crime ocorrido em 1988.
“Agradeço à imprensa por trazer ao nosso conhecimento esse importante fato. Diante dessas circunstâncias, recomendei ao presidente da estadual do PL do Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci Alves Pereira do cargo, conhecido atualmente como Pastor Daniel”, disse.
Réu confesso, condenado em 1990 a 19 anos de prisão pelo assassinato de Chico Mendes, Pereira assumiu a presidência do PL em Medicilândia no final de janeiro de 2024. Ele vive no município desde a década de 1990.
Leia também
Condenado pelo assassinato de Chico Mendes assume presidência do PL em Medicilândia
Darci Alves Pereira tomou posse no final de janeiro. “Não me surpreende, mas não deixo de ficar triste”, diz Angela Mendes, filha do sindicalista →
Documentário conta a história da testemunha do assassinato de Chico Mendes
Com apenas 13 anos, Genésio Ferreira da Silva mudou o rumo da própria vida ao entregar os envolvidos do assassinato do seringueiro e ativista ambiental →
Amazônia concentra 80% do total de assassinatos em conflitos no campo
Relatório divulgado nesta segunda-feira (18) pela Comissão Pastoral da Terra revela que, em todo Brasil, número de mortes por disputa de terra cresceu 75% entre 2020 e 2021 →
Um crime de morte de muita repercussão na época. Indivíduo réu confesso, preso e condenado. E derrepente assume a liderança de um partido mesmo que seja à nível municipal. Até é aceitável a presidência maior do partido não ter conhecimento disso. Mas a autoridades políticas locais? Não tinham conhecimento
disso? Se diz pastor evangélico, (o que não quero entrar nesse mérito), e foi colocado lá
por esses que estão nas ruas gritando o nome de Deus e fazendo orações pelo Brasil. Sou evangélico, mas o meu Deus não é deus do ódio, da mentira e hipocrisia não.
Absurdo um indivíduo desse, réu confesso, cumprir só 19 anos de pena, parte dela no regime semiaberto, sinal que nossas leis são FROUXAS assim como o Legislativo que as elabora. A vida do ser humano nesse Planeta depende só da sorte, ter o pobre Chico cruzado no caminho desse traste chamado Darcy! Sempre será taxado como assassino, ter cumprido a pena não traz a vida do outro de volta, é a s s a s s i n o ! Por que não se converteu a pastor antes de mandar matar o próximo! Aliás, nem a pastor deveria estar se passando, como vai pregar não fazer o que ele fez? Imbecilidade…agora no partido da Direita em pose de como se fosse o certinho, o correto…bando de ex bandidos!.