Salada Verde

Análise subestimada

Não há grandes novidades na relação dos municípios com maiores índices de desflorestamento. Em primeiro lugar absoluto no ranking está São Félix do Xingu (PA), com o corte de 27,6 quilômetros quadrados de vegetação nativa. As cidades paraenses de Cumaru do Norte e Altamira o seguem de longe, com 7,4 e 7,1 km2 de devastação, respectivamente. Entre os estados, o segundo posto ficou com o Amazonas, que apresenta uma tendência de crescimento no corte há alguns meses. “Lá, o desmatamento tem fins especulativo e nao produtivo. Os grilheiros estao tentando ganhar o controle de amplas areas naquele região e o desmatamento é ainda a melhor estratégia para isso”, explica Veríssimo. Como o SAD só detecta desflorestamentos superiores a 12,5 quilômetros quadrados, e as nuvens cobriram 36% do território da Amazônia Legal, é provável que os números da atividade tenham sido maiores.

Salada Verde ·
6 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Análises
10 de abril de 2026

Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente

Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.