Salada Verde

Análise subestimada

Não há grandes novidades na relação dos municípios com maiores índices de desflorestamento. Em primeiro lugar absoluto no ranking está São Félix do Xingu (PA), com o corte de 27,6 quilômetros quadrados de vegetação nativa. As cidades paraenses de Cumaru do Norte e Altamira o seguem de longe, com 7,4 e 7,1 km2 de devastação, respectivamente. Entre os estados, o segundo posto ficou com o Amazonas, que apresenta uma tendência de crescimento no corte há alguns meses. “Lá, o desmatamento tem fins especulativo e nao produtivo. Os grilheiros estao tentando ganhar o controle de amplas areas naquele região e o desmatamento é ainda a melhor estratégia para isso”, explica Veríssimo. Como o SAD só detecta desflorestamentos superiores a 12,5 quilômetros quadrados, e as nuvens cobriram 36% do território da Amazônia Legal, é provável que os números da atividade tenham sido maiores.

Salada Verde ·
6 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
1 de maio de 2026

Entrando no Clima #73 – Santa Marta e a força da coalizão

Sem acordo global, Conferência Global para a Transição para Longe dos Combustíveis Fósseis aposta no multilateralismo para tirar o petróleo do centro da economia

Salada Verde
30 de abril de 2026

Maior evento de observação de aves do mundo contará com etapa no norte do Paraná

Global Big Day promove a observação de aves como ferramenta para conservação; movimento no Brasil ganha força com o turismo de natureza na região norte do Paraná

Reportagens
30 de abril de 2026

Santa Marta encerra conferência com avanço político e pressão por tratado dos fósseis

Sem acordos vinculantes, conferência articula coalizão internacional e pressiona por saída dos combustíveis fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.