Salada Verde

Uma atitude bem mais adequada

Associação de municípios alinhava parceria com governo para averbar reservas legais de milhares de pequenos produtores. Legislação existe para ser cumprida.

Salada Verde ·
4 de fevereiro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 

Enquanto um certo parlamentar prega o não-cumprimento da lei com promessas de mudanças na mesma, como mostrou ontem O Eco, a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) enveredou por um caminho bem mais digno de nota. A entidade representa 28 municípios catarinenses onde vivem mais de 260 mil pessoas. Metade delas no meio rural.

Contando com prometido apoio do Ministério do Meio Ambiente, quer auxiliar 22 mil pequenos produtores rurais a averbarem suas reservas legais, aquela parcela florestada de no mínimo 20% das propriedades. Tudo nos conformes da legislação. O governo federal deve fornecer imagens de satélite e a entidade a mão-de-obra técnica para deixar tudo direitinho, em parceria com prefeituras e estado. Além disso, a idéia é definir as reservas formando corredores e mosaicos de vegetação. O custo deve ser zero para os agricultores. “Assim que o ministério (do Meio Ambiente) disponibilizar imagens, o trabalho começará”, disse o secretário-executivo da Amavi, Agostinho Senen.

Como praticamente nenhum dos pequenos produtores de cebola, fumo, milho, arroz e outras culturas têm reservas legais averbadas, a tarefa será gigante. A entidade, no entanto, vem topando grandes empreitadas. Montou equipes técnicas e está ajudando aqueles municípios a montarem planos diretores com pitadas de ecologia. Nada mal para uma região responsável por inúmeras nascentes e florestas que precisam ser preservadas para evitar novas tragédias em Santa Catarina, por exemplo.

Leia também

Salada Verde
14 de janeiro de 2025

Alteração de limites do Parque Nacional de Itajaí vira lei

Com a mudança, parque catarinense perde 2 hectares para construção de barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim e incorpora outros 319 hectares à área protegida

Análises
14 de janeiro de 2025

Como avaliar a poluição nos nossos rios? A lontra neotropical é uma das respostas

Organismos predadores podem ser altamente eficazes como sentinelas no biomonitoramento ambiental, pois têm a capacidade de bioacumular e biomagnificar determinadas substâncias

Podcast
14 de janeiro de 2025

Podcast: Manguezais sofrem com a exploração desenfreada de recursos

No litoral cearense, a preservação do ecossistema e de modos de vida tradicionais é ameaçada por interesses econômicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.