Enquanto um certo parlamentar prega o não-cumprimento da lei com promessas de mudanças na mesma, como mostrou ontem O Eco, a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) enveredou por um caminho bem mais digno de nota. A entidade representa 28 municípios catarinenses onde vivem mais de 260 mil pessoas. Metade delas no meio rural.
Contando com prometido apoio do Ministério do Meio Ambiente, quer auxiliar 22 mil pequenos produtores rurais a averbarem suas reservas legais, aquela parcela florestada de no mínimo 20% das propriedades. Tudo nos conformes da legislação. O governo federal deve fornecer imagens de satélite e a entidade a mão-de-obra técnica para deixar tudo direitinho, em parceria com prefeituras e estado. Além disso, a idéia é definir as reservas formando corredores e mosaicos de vegetação. O custo deve ser zero para os agricultores. “Assim que o ministério (do Meio Ambiente) disponibilizar imagens, o trabalho começará”, disse o secretário-executivo da Amavi, Agostinho Senen.
Como praticamente nenhum dos pequenos produtores de cebola, fumo, milho, arroz e outras culturas têm reservas legais averbadas, a tarefa será gigante. A entidade, no entanto, vem topando grandes empreitadas. Montou equipes técnicas e está ajudando aqueles municípios a montarem planos diretores com pitadas de ecologia. Nada mal para uma região responsável por inúmeras nascentes e florestas que precisam ser preservadas para evitar novas tragédias em Santa Catarina, por exemplo.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
PL dos Minerais Críticos avança na Câmara sob críticas de ambientalistas e especialistas
Organizações apontam falta de debate público, riscos de flexibilização socioambiental e pressão sobre territórios indígenas e áreas marinhas →
Sítio arqueológico é vandalizado com pichações no Parque Nacional Serra do Cipó
Local teve a visitação interditada enquanto aguarda vistoria do Iphan para mensurar os danos ao patrimônio arqueológico; ICMBio abre canal de denúncias para identificar suspeitos →
O Relógio da Dignidade: o despertar de um paradigma
O debate sobre o fim da escala 6×1 no mercado de trabalho não é apenas uma disputa entre capital e trabalho, mas uma reavaliação do conceito de produtividade na era da economia do conhecimento →
