Salada Verde

Atletas cadeirantes conquistam pico de 2 mil metros no Rio

Kiko Thomaz e Tatiane Cibele Felippe alcançaram pico da caledônia, localizado no Parque Estadual dos Três Picos, a partir de projeto de acessibilidade nas trilhas

Vinicius Nunes ·
3 de outubro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O último domingo de setembro (28) contou com um momento marcante no Parque Estadual dos Três Picos, na região serrana do Rio de Janeiro. Os atletas, Kiko Thomaz e Tatiane Cibele Felippe, conquistaram  o pico da caledônia, com 2.257 metros de altura. Este é considerado o segundo ponto mais alto da Serra do Mar – cadeia montanhosa que se estende do estado do Rio de Janeiro até o norte do Rio Grande do Sul.

A conclusão do trajeto pela dupla teve apoio de guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ) e voluntários do Projeto Montanha Solidária. A iniciativa promove a inclusão e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência física a locais como trilhas e cumes montanhosos. Para isso, oferecem cadeira de rodas especializada, capaz de realizar o trajeto ao longo deste tipo de terreno.

Kiko Thomaz, que integra o grupo de ciclismo de sumidouro, “Lobos da Montanha”, celebrou a conquista. “Chegar ao topo dessa montanha foi uma experiência incrível. Foi pura emoção. Agradeço a todos que nos ajudaram”, destacou.

Natural do Rio de Janeiro, Tatiane Cibele, participa de corridas de rua desde 2019. Durante a On Rio City Half Marathon de 2024, foi a única participante cadeirante da prova.

O Parque Estadual dos Três Picos foi criado em 2002, e teve seu território expandido em 2009 – atualmente a área protegida possui 65 mil hectares de Mata Atlântica. A unidade de conservação abrange os municípios fluminense de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Além das atividades de trilha, ele se destaca como área prioritária para a observação de aves, reconhecido pela organização BirdLife International.

  • Vinicius Nunes

    Cientista Social pela FGV/CPDOC e estudante de Jornalismo na ESPM-Rio. Entusiasta da pauta ambiental, política e esportes.

Leia também

Reportagens
13 de agosto de 2015

Uma nova trilha de longo curso cresce dentro do Parque Estadual de Três Picos

Grupo de 100 pessoas inaugurou em julho a nova atração do parque. Unidade de Conservação ganhou uma nova trilha, com 8 quilômetros de extensão.

Análises
15 de dezembro de 2020

Parque Estadual dos Três Picos: Refúgio para anfíbios na Mata Atlântica

Pesquisa revela importância do parque, que abriga 63 espécies de anfíbios, um terço de todas listadas para o estado do Rio

Fotografia
22 de fevereiro de 2013

Texturas e imensidões do Parque de Três Picos

Algumas das mais belas montanhas fluminenses e o ponto culminante da Serra do Mar ficam nessa região, que virou meca de escaladores.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.