Salada Verde

Combustível com borra de café

Estudo da universidade norte-americana de Nevada aponta que 1,2 bilhão de litros de biocombustível podem ser produzidos com borra de café em todo o mundo.

Salada Verde ·
30 de junho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Pesquisadores da Universidade de Nevada (Estados Unidos) fizeram uma descoberta e tanto: a borra do tradicional cafezinho pode ser transformada em biodiesel, assim como ocorre com soja, mamona, milho, palma e girassol. A fonte é barata, renovável e disponível em inúmeros países.

Na primeira etapa do processo, o material é convertido em óleo, depois no combustível. A conversão de borra em óleo varia de dez a 15% de cada quilo, dependendo do tipo de café, Arabica ou Robusta.

Conforme as estimativas dos cientistas, seria possível produzir 340 milhões de galões (quase 1,3 bilhão de litros) de biocombustível com as sobras de café geradas ao redor do mundo.

Não bastando, os resíduos do processamento são ótimos para fertilizar jardins e hortas e para a fabricação de pequenos briquetes.

O Brasil colheu mais de 40 milhões de sacas de café de 60 quilos no ano passado.

Mais informações (em inglês) aqui.

Leia também

Notícias
6 de setembro de 2024

Jornalismo investigativo na Amazônia: cobertura de crimes ambientais em locais de risco

Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco discutiu métodos de apuração em diferentes biomas, segurança em campo e programas de mentoria

Notícias
6 de setembro de 2024

Fortaleza sedia o primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental realizado no Nordeste

A 8ª edição do CBJA, híbrido e com inscrições gratuitas, será nos dias 19, 20 e 21 de setembro e contará com importantes jornalistas ambientais do País

Colunas
6 de setembro de 2024

Tendências e soluções para a descarbonização do setor de transporte

Principal usuário de combustíveis fósseis em todo o mundo, a dimensão do setor de transportes de pessoas e cargas exige abordagem multidisciplinar e com tecnologias diversas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.