Salada Verde

Pedaladas globais

Nunca é tarde para começar. Por isso, um padre sexagenário de Santa Catarina está tentando completar uma volta ao mundo em quatro anos. Ele já pedalou 9 mil km até agora.

Salada Verde ·
6 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Valdo e sua "tanajura" em trecho da Colômbia. Foto: Arquivo pessoal
Valdo e sua "tanajura" em trecho da Colômbia. Foto: Arquivo pessoal
 
Com 64 anos de idade e depois de 25 dedicados ao sacerdócio, Valdecir João Vieira já pedalou mais de nove mil quilômetros como parte de seu projeto Pedalando pela paz, incluindo mais de 800 quilômetros empurrando a ”tanajura” em subidas íngremes. Ele começou sua jornada de volta ao mundo na cidade catarinense de Joinville, em março passado, após três anos de preparativos. O ciclista pretende cobrir cinco continentes, 63 países e mais de sessenta mil quilômetros em quatro anos de pedaladas, sempre divulgando a paz no trânsito e a mobilidade sem poluição. E tudo indica que conseguirá. O aventureiro de figura incomum está agora no México, de acordo com sua muito bem montada página na internet, onde há roteiro detalhado, diários para cada um dos dez países já percorridos, dicas, centenas de fotos e venda de livros que escreveu com base em suas viagens, como Pedalando Solitário – do Oiapoque ao Chuí, Pedal nas nuvens – Uma aventura na Bolívia e Pedalando e desvendando a carretera austral. Acompanhe as pedaladas de Valdo clicando aqui.

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.