Salada Verde

Pedaladas globais

Nunca é tarde para começar. Por isso, um padre sexagenário de Santa Catarina está tentando completar uma volta ao mundo em quatro anos. Ele já pedalou 9 mil km até agora.

Salada Verde ·
6 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Valdo e sua "tanajura" em trecho da Colômbia. Foto: Arquivo pessoal
Valdo e sua "tanajura" em trecho da Colômbia. Foto: Arquivo pessoal
 
Com 64 anos de idade e depois de 25 dedicados ao sacerdócio, Valdecir João Vieira já pedalou mais de nove mil quilômetros como parte de seu projeto Pedalando pela paz, incluindo mais de 800 quilômetros empurrando a ”tanajura” em subidas íngremes. Ele começou sua jornada de volta ao mundo na cidade catarinense de Joinville, em março passado, após três anos de preparativos. O ciclista pretende cobrir cinco continentes, 63 países e mais de sessenta mil quilômetros em quatro anos de pedaladas, sempre divulgando a paz no trânsito e a mobilidade sem poluição. E tudo indica que conseguirá. O aventureiro de figura incomum está agora no México, de acordo com sua muito bem montada página na internet, onde há roteiro detalhado, diários para cada um dos dez países já percorridos, dicas, centenas de fotos e venda de livros que escreveu com base em suas viagens, como Pedalando Solitário – do Oiapoque ao Chuí, Pedal nas nuvens – Uma aventura na Bolívia e Pedalando e desvendando a carretera austral. Acompanhe as pedaladas de Valdo clicando aqui.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.