Salada Verde

O grilo que poliniza

Grilo encontrado em ilha no Oceano Índico não vive apenas de devorar plantas. Ele também ajuda a polinizar a orquídea cometa. Veja vídeo.

Salada Verde ·
12 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Kew Gardens

Uma pesquisadora do Kew Gardens, o jardim botânico do Reino Unido, descobriu nas Ilhas Reunião (Oceano Índico) que o grilo Glomeremus sp é responsável pela polinização de orquídeas, em especial a de coloração verde e branca Angraecum cadetii (foto). O comportamento é considerado único entre insetos da ordem Orthoptera, que são conhecidos por seu apetite indomável por plantas.

Conhecida como orquídea cometa desde que Darwin a estudou há quase dois séculos, a Angraecum despertava atenção pois não se sabia como era polinizada. Darwin já havia dito que ela havia se adaptado para ser fecundada por algum insetoo. E o vídeo da pesquisadora Claire Micheneau, do Kew Gardens, provou que autor de A origem da espécies estava certo. Na filmagem abaixo, o Glomeremus sp leva pólen na cabeça e antenas enquanto se alimenta.


 

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.