O grilo que poliniza

Grilo encontrado em ilha no Oceano Índico não vive apenas de devorar plantas. Ele também ajuda a polinizar a orquídea cometa. Veja vídeo.

12 de janeiro de 2010 · 12 anos atrás
foto: Kew Gardens

Uma pesquisadora do Kew Gardens, o jardim botânico do Reino Unido, descobriu nas Ilhas Reunião (Oceano Índico) que o grilo Glomeremus sp é responsável pela polinização de orquídeas, em especial a de coloração verde e branca Angraecum cadetii (foto). O comportamento é considerado único entre insetos da ordem Orthoptera, que são conhecidos por seu apetite indomável por plantas.

Conhecida como orquídea cometa desde que Darwin a estudou há quase dois séculos, a Angraecum despertava atenção pois não se sabia como era polinizada. Darwin já havia dito que ela havia se adaptado para ser fecundada por algum insetoo. E o vídeo da pesquisadora Claire Micheneau, do Kew Gardens, provou que autor de A origem da espécies estava certo. Na filmagem abaixo, o Glomeremus sp leva pólen na cabeça e antenas enquanto se alimenta.