Salada Verde

O grilo que poliniza

Grilo encontrado em ilha no Oceano Índico não vive apenas de devorar plantas. Ele também ajuda a polinizar a orquídea cometa. Veja vídeo.

Salada Verde ·
12 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Kew Gardens

Uma pesquisadora do Kew Gardens, o jardim botânico do Reino Unido, descobriu nas Ilhas Reunião (Oceano Índico) que o grilo Glomeremus sp é responsável pela polinização de orquídeas, em especial a de coloração verde e branca Angraecum cadetii (foto). O comportamento é considerado único entre insetos da ordem Orthoptera, que são conhecidos por seu apetite indomável por plantas.

Conhecida como orquídea cometa desde que Darwin a estudou há quase dois séculos, a Angraecum despertava atenção pois não se sabia como era polinizada. Darwin já havia dito que ela havia se adaptado para ser fecundada por algum insetoo. E o vídeo da pesquisadora Claire Micheneau, do Kew Gardens, provou que autor de A origem da espécies estava certo. Na filmagem abaixo, o Glomeremus sp leva pólen na cabeça e antenas enquanto se alimenta.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!




 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de agosto de 2026

O século XXI começou no subsolo

O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Salada Verde
21 de agosto de 2026

Ibase aponta desafios da urbanização de favelas do Rio diante da crise climática

Levantamento com 10 mil moradores identifica problemas de arborização, drenagem, saneamento e manutenção em 18 favelas da capital do estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.