Salada Verde

Se não fossem índios

Lei proíbe venda de artesanato com partes de animais, mas, durante Operação Moda Triste, Ibama cedeu a pressão de indígenas no Mato Grosso e pode safar turma de multa.

Salada Verde ·
5 de março de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em mais uma prova de que nem todos são iguais perante a lei, especialmente a ambiental, o Ibama devolveu peças de artesanato feitas com partes de animais selvagens apreendidas em duas lojas de Canarana (MT) durante a Operação Moda Triste. Mais de cem índios reunidos na câmara municipal, incluindo trinta caciques, foram suficientes para intimidar os representantes do órgão. A batata quente caiu na mão de “instâncias superiores”, que resolverão se a multa de 13 mil reais será paga ou não.

Não é a primeira vez que há problemas entre índios desejosos de entrar na economia de mercado comercializando partes de animais silvestres e a fiscalização do Ibama. Parecia que havia consenso de que a comercialização de artesanato com partes de animais não é permitida, como disposto na Lei de Crimes Ambientais. Deixando de lado a duvidosa sustentabilidade deste tipo de artesanato, sem falar no gosto duvidoso de pendurar pedaços de animais mortos na sala de visitas, o acontecido em Canarana mostra que não são apenas os poderosos de sempre que conseguem dobrar a fiscalização ambiental.

 

Leia também

Salada Verde
15 de agosto de 2025

Denunciado suposto esquema milionário de corrupção e desmate no governo da Bahia

Entre 2018 e 2024, servidores e consultores teriam recebido propinas para facilitar licenças e ampliar a devastação no oeste do estado

Salada Verde
15 de agosto de 2025

Alfredo Sirkis recebe homenagem da Assembleia Legislativa do RJ

Principal formulador do Partido Verde brasileiro (PV) obteve a Medalha Tiradentes em memória a sua atuação na política ambiental

Reportagens
15 de agosto de 2025

Mundo desconhecido de insetos na copa das árvores começa a ser revelado

Megaprojeto de pesquisa se debruça sobre o universo dos milhões de insetos que moram na Floresta Amazônica e como eles se distribuem

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.