Salada Verde

Cação fora do prato

Entidade pede a consumidores que boicotem carne e derivados de 38 espécies ameaçadas de extinção.

Salada Verde ·
16 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A última reunião da Cites, como mostrou O Eco, foi um fiasco e não aumentou a proteção a espécies de tubarões vítimas de excessivo comércio internacional de tubarões. Uma alternativa é intensificar ações nacionais para proteger esses predadores essenciais ao equilíbrio ecológico marinho.

Por isso, o instituto Aqualung está mobilizando o maior número possível de brasileiros para evitar o consumo da carne de cação (tubarão) e seus derivados e boicotar os mercados e restaurantes que insistirem em oferecer sua carne. Segundo a entidade, a ação depende dos consumidores deixarem de lado a carne de cação e substituí-la por outros peixes marinhos ou de água, de preferência oriundos de criações sustentáveis, como salmão, truta, tambaqui e tilápia.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



De acordo com o Aqualung, há 38 espécies de tubarão ameaçadas pela extinção, como o cação-anjo, a mangona e os tubarões-martelo. Segundo as Nações Unidas, cem milhões de tubarões são capturados anualmente em todos os oceanos. Desse total, de 50% a 70% são mortos só pra virar sopa de barbatana. Em conjunto, a pesca exagerada e a pesca predatória são insustentáveis e estão ameaçando seriamente a sobrevivência das populações detubarões – 43% das espécies de tubarões no litoral brasileiro estão ameaçadas de extinção.

Mais informações sobre a campanha, aqui.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de julho de 2026

Justiça determina que Rio incorpore clima no processo de licenciamento ambiental

Decisão estabelece prazo de 90 dias para que prefeitura passe a exigir de empreendimentos poluidores plano de mitigação de emissões e medidas de compensação

Salada Verde
31 de julho de 2026

Quase 600 áreas protegidas da Amazônia não registraram desmatamento no primeiro semestre

Mais de 80% das áreas protegidas do bioma não apresentaram desmatamento entre janeiro e junho deste ano, segundo o Imazon. É o melhor desempenho dos últimos 8 anos

Colunas
31 de julho de 2026

A Era do Fogo: o alerta que vem da França

Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.