A última reunião da Cites, como mostrou O Eco, foi um fiasco e não aumentou a proteção a espécies de tubarões vítimas de excessivo comércio internacional de tubarões. Uma alternativa é intensificar ações nacionais para proteger esses predadores essenciais ao equilíbrio ecológico marinho.
Por isso, o instituto Aqualung está mobilizando o maior número possível de brasileiros para evitar o consumo da carne de cação (tubarão) e seus derivados e boicotar os mercados e restaurantes que insistirem em oferecer sua carne. Segundo a entidade, a ação depende dos consumidores deixarem de lado a carne de cação e substituí-la por outros peixes marinhos ou de água, de preferência oriundos de criações sustentáveis, como salmão, truta, tambaqui e tilápia.
De acordo com o Aqualung, há 38 espécies de tubarão ameaçadas pela extinção, como o cação-anjo, a mangona e os tubarões-martelo. Segundo as Nações Unidas, cem milhões de tubarões são capturados anualmente em todos os oceanos. Desse total, de 50% a 70% são mortos só pra virar sopa de barbatana. Em conjunto, a pesca exagerada e a pesca predatória são insustentáveis e estão ameaçando seriamente a sobrevivência das populações detubarões – 43% das espécies de tubarões no litoral brasileiro estão ameaçadas de extinção.
Mais informações sobre a campanha, aqui.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Justiça determina que Rio incorpore clima no processo de licenciamento ambiental
Decisão estabelece prazo de 90 dias para que prefeitura passe a exigir de empreendimentos poluidores plano de mitigação de emissões e medidas de compensação →
Quase 600 áreas protegidas da Amazônia não registraram desmatamento no primeiro semestre
Mais de 80% das áreas protegidas do bioma não apresentaram desmatamento entre janeiro e junho deste ano, segundo o Imazon. É o melhor desempenho dos últimos 8 anos →
A Era do Fogo: o alerta que vem da França
Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência →


