Salada Verde

Planeta inabitável

Estudo sugere que em cenário mais crítico de mudança climática pode deixar até metade do planeta sem condições de ser habitado e que isso pode acontecer daqui a três séculos.

Salada Verde ·
12 de maio de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um estudo publicado na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, que saiu esta semana, está dando o que falar no meio acadêmico e fora dele. O estudo sugere que o aquecimento global pode deixar até metade do planeta sem condições de ser habitado nos próximos três séculos. O estudo, conduzido pelas universidades de New South Wales, na Austrália, e de Perdue, nos Estados Unidos, afirma que já no próximo século várias regiões vão estar sob calor intolerável para humanos e outros mamíferos.

O trabalho, intitulado “Um limite para a capacidade de adaptação às alterações climáticas devido ao stress térmico”, considera os piores cenários, com aquecimento global de até 12º C, que significariam até 35ºC no chamado termômetro úmido nas regiões mais quentes do planeta. Atualmente, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nessa medida nunca ultrapassam 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro úmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de se superaquecer.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Para os pesquisadores, a idéia que muitos sustentam de que a humanidade poderá se adaptar às altas temperaturas é errônea. Atualmente, a temperatura da Terra está 0,68ºC mais alta do que antes da era pré-industrial, segundo número do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU.

Atalho:
Um limite para a capacidade de adaptação às alterações climáticas devido ao stress térmico (em inglês)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
9 de junho de 2026

A corrida maluca do financiamento climático

Para cada dólar investido na natureza, outros 30 financiam sua destruição. No total, US$ 7,3 trilhões em fluxos financeiros dos setores público e privado têm impacto negativo direto na natureza

Salada Verde
9 de junho de 2026

Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica

1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina

Salada Verde
9 de junho de 2026

Brasileira recebe prêmio da National Geographic por solução que reduz atropelamentos de fauna

A bióloga Fernanda Abra foi premiada após transformar pontes para fauna em referência de conservação nas rodovias da Amazônia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.