Salada Verde

A Rússia criará novos parques nacionais

O país promete 3,8 milhões de hectares em reservas, decisão que o ajudará a concretizar suas obrigações nacionais de conservação da biodiversidade até o ano de 2020. 

Redação ((o))eco ·
6 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em 2002,  governos comprometeram-se em acabar com as altas taxas de perda da biodivesidade. Porém, apesar de sucessos localizados, nenhum conseguiu alcançar suas promessas e as perdas continuam a acontecer em taxas alarmantes. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, como declarado pela ONU, e o governo russo tomou providências crucias para proteção ambiental no país: a ampliação de áreas de proteção ambiental para quase 3% do território nacional .
 
A decisão do governo russo estabelece 9 novas reservas e 13 novos parques nacionais, introduzindo também uma zona de amortecimento marítima de mais de 1 milhão de hectares, cobrindo uma área total de mais de 3.8 milhões de hectares até 2020, aumentando em 500 mil ha as áreas de proteção ambiental já existentes e beneficiando muitas espécies ameaçadas.

“Pela primeira vez, o desenvolvimento de áreas de proteção na Rússia será baseado na análise de todos os dados acerca da diversidade biológica. A criação de áreas de proteção é crucial para salvar a biodiversidade rica e única da Rússia”, diz Vladimir Krever, coordenador de biodiversidade da WWF do país.
 
A decisão foi baseada na análise feita pela WWF em parceria com a The Nature Conservancy e a Fundação MAVA no período de 2006 a 2008 e sua meta é atingir os compromissos feitos pelo país na Convenção da Biodiversidade para proteger, com eficácia, áreas-chave que salvaguardam a biodiversidade. Mais de 300 especialistas concederam dados originais para a análise e participaram da discussão. Com base nesses dados, a WWF conseguiu representatividade no sistema federal de áreas protegidas e recomendou a criação de novas 70 reservas naturais e 71 paques nacionais na Rússia.(Laura Alves)


Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2024

Manguezais da Baía de Sepetiba passarão por ação de limpeza

Com participação de caiçaras da Ilha da Madeira, projeto LimpaOca será realizado durante o período de defeso do caranguejo-uçá no Rio de Janeiro

Notícias
9 de setembro de 2024

Mais da metade dos maiores municípios do país não possuem secretaria ambiental

Levantamento do De Olho nos Ruralistas mostra que em 30% dos municípios gigantes o tema ambiental é tratado junto com agro, mineração e turismo

Salada Verde
9 de setembro de 2024

Conciliação do marco temporal continuará, mesmo sem representação indígena, decide Gilmar Mendes

Comissão de conciliação prosseguirá 'com quem estiver à mesa', decide ministro. Principal representação indígena se retirou em protesto por ausência de paridade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.