Em 2002, governos comprometeram-se em acabar com as altas taxas de perda da biodivesidade. Porém, apesar de sucessos localizados, nenhum conseguiu alcançar suas promessas e as perdas continuam a acontecer em taxas alarmantes. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, como declarado pela ONU, e o governo russo tomou providências crucias para proteção ambiental no país: a ampliação de áreas de proteção ambiental para quase 3% do território nacional .
A decisão do governo russo estabelece 9 novas reservas e 13 novos parques nacionais, introduzindo também uma zona de amortecimento marítima de mais de 1 milhão de hectares, cobrindo uma área total de mais de 3.8 milhões de hectares até 2020, aumentando em 500 mil ha as áreas de proteção ambiental já existentes e beneficiando muitas espécies ameaçadas.
“Pela primeira vez, o desenvolvimento de áreas de proteção na Rússia será baseado na análise de todos os dados acerca da diversidade biológica. A criação de áreas de proteção é crucial para salvar a biodiversidade rica e única da Rússia”, diz Vladimir Krever, coordenador de biodiversidade da WWF do país.
A decisão foi baseada na análise feita pela WWF em parceria com a The Nature Conservancy e a Fundação MAVA no período de 2006 a 2008 e sua meta é atingir os compromissos feitos pelo país na Convenção da Biodiversidade para proteger, com eficácia, áreas-chave que salvaguardam a biodiversidade. Mais de 300 especialistas concederam dados originais para a análise e participaram da discussão. Com base nesses dados, a WWF conseguiu representatividade no sistema federal de áreas protegidas e recomendou a criação de novas 70 reservas naturais e 71 paques nacionais na Rússia.(Laura Alves)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca
Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos →
Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades
No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A
Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas →

