Salada Verde

Encontrada nova espécie de lula

Pesquisa marinha no oceano Índico feita por embarcação da IUCN revela nova espécie de molusco.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 
Dr. Vladimir Laptikhovsky mostra a recém descoberta espécie

 
O Projeto Seamounts, conduzido pela União Internacional pela Conservação da natureza (IUCN), descobriu uma nova espécie de lula (Chiroteuthid spp.) pela análise de material coletado em expedição científica.

O cruzeiro de seis semanas pela região sul do oceano Índico fez parte integrante da pesquisa iniciada há um ano por experts dos ecossistemas marinhos, e possuía o objetivo de revelar os mistérios das “montanhas submersas” do fundo oceânico para ajudar na conservação e administração dos recursos marinhos da área. O resultado foi o encontro com uma nova espécie.

Para que a espécie fosse identificada e classificada como uma nova espécie, foram necessários 10 dias de trabalho para 21 cientistas. O trabalho de diferenciação da espécie exigiu análises morfológicas elaboradas, como orientação das fibras musculares e tamanho do estômago. Até agora, mais de 70 espécies, além dessa, já foram descritas pelos pesquisadores do cruzeiro Seamont, o que representa 20% da biodiversidade mundial de lulas.
 

A nova espécie, Chiroteuthid spp., possui 70 cm de comprimento. A foto aponta (no sentido anti-horário) a barbatana, o manto, os olhos, as ventanas e os tentáculos da lula, respectivamente.



 

Veja também
Fotografia  - Montanhas Marinhas

Para saber mais: http://seamounts2009.blogspot.com/

Leia também

Reportagens
10 de setembro de 2024

Com queimada recorde, Lula anuncia criação da Autoridade Climática

Em evento em Manaus, presidente retira da gaveta a criação da Autoridade Climática, anuncia medidas contra a seca e defende que pavimentação da BR 319 tem que “ser sustentável”

Reportagens
10 de setembro de 2024

Em Rio Branco, candidatos não tratam fumaça como emergência de saúde

((o))eco analisa como candidatos à prefeitura da capital acreana abordam alguns dos principais problemas ambientais da cidade: queimadas, secas, enchentes, saneamento básico e tratamento de água

Notícias
10 de setembro de 2024

Animais silvestres enfrentam fogo, fome e sede no Pantanal

ONGs tentam reverter veto do MT para ajuda à fauna nativa e avisam que a biodiversidade será prejudicada no longo prazo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.