Encontrada nova espécie de lula

Pesquisa marinha no oceano Índico feita por embarcação da IUCN revela nova espécie de molusco.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2010 · 11 anos atrás
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Dr. Vladimir Laptikhovsky mostra a recém descoberta espécie

O Projeto Seamounts, conduzido pela União Internacional pela Conservação da natureza (IUCN), descobriu uma nova espécie de lula (Chiroteuthid spp.) pela análise de material coletado em expedição científica.

O cruzeiro de seis semanas pela região sul do oceano Índico fez parte integrante da pesquisa iniciada há um ano por experts dos ecossistemas marinhos, e possuía o objetivo de revelar os mistérios das “montanhas submersas” do fundo oceânico para ajudar na conservação e administração dos recursos marinhos da área. O resultado foi o encontro com uma nova espécie.

Para que a espécie fosse identificada e classificada como uma nova espécie, foram necessários 10 dias de trabalho para 21 cientistas. O trabalho de diferenciação da espécie exigiu análises morfológicas elaboradas, como orientação das fibras musculares e tamanho do estômago. Até agora, mais de 70 espécies, além dessa, já foram descritas pelos pesquisadores do cruzeiro Seamont, o que representa 20% da biodiversidade mundial de lulas.

A nova espécie, Chiroteuthid spp., possui 70 cm de comprimento. A foto aponta (no sentido anti-horário) a barbatana, o manto, os olhos, as ventanas e os tentáculos da lula, respectivamente.