Salada Verde

Encontrada nova espécie de lula

Pesquisa marinha no oceano Índico feita por embarcação da IUCN revela nova espécie de molusco.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2010 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 
Dr. Vladimir Laptikhovsky mostra a recém descoberta espécie

 
O Projeto Seamounts, conduzido pela União Internacional pela Conservação da natureza (IUCN), descobriu uma nova espécie de lula (Chiroteuthid spp.) pela análise de material coletado em expedição científica.

O cruzeiro de seis semanas pela região sul do oceano Índico fez parte integrante da pesquisa iniciada há um ano por experts dos ecossistemas marinhos, e possuía o objetivo de revelar os mistérios das “montanhas submersas” do fundo oceânico para ajudar na conservação e administração dos recursos marinhos da área. O resultado foi o encontro com uma nova espécie.

Para que a espécie fosse identificada e classificada como uma nova espécie, foram necessários 10 dias de trabalho para 21 cientistas. O trabalho de diferenciação da espécie exigiu análises morfológicas elaboradas, como orientação das fibras musculares e tamanho do estômago. Até agora, mais de 70 espécies, além dessa, já foram descritas pelos pesquisadores do cruzeiro Seamont, o que representa 20% da biodiversidade mundial de lulas.
 

A nova espécie, Chiroteuthid spp., possui 70 cm de comprimento. A foto aponta (no sentido anti-horário) a barbatana, o manto, os olhos, as ventanas e os tentáculos da lula, respectivamente.



 

Veja também
Fotografia  - Montanhas Marinhas

Para saber mais: http://seamounts2009.blogspot.com/

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta