Os saolas (Pseudoryx nghetinhensis), parentes do gado selvagem só descobertos no final do século passado, ganharam uma reserva natural com 16.500 hectares, na fronteira entre o Laos e o Vietnã. A criação da reserva já foi aprovada pela população da província vietnamita de Quang Nam e pelo governo do país. Ela vai formar um corredor entre outras áreas protegidas nos dois países e vai ajudar a proteger outras espécies também ameaçadas e endêmicas na região, entre elas o cervo muntjac gigante (Muntiacus vuquangensi) e primatas, como o Pygathrix nemaeus e o gibão Nomascus annamensis.
![]() |
O primeiro registro científico de saolas foi feito em 1992. “Foi uma descoberta fantástica porque as pessoas pensavam que todos os mamíferos já haviam sido descobertos e seria impossível descobrir um grande mamífero como o saola no final do século vinte”, afirma Thinh Van Ngoc, coordenador do WWF na área central das Montanhas Annamites. Eles vivem nos vales remotos das Montanhas Annamites, ao longo da fronteira entre Laos e Vietnam. Logo depois de ser descoberto, o animal já foi incluído na lista de espécies ameaçadas.
Não se sabe ao certo quantos saolas ainda existam, as estimativas variam de algumas dezenas a poucos milhares de indivíduos. Embora conhecido há pouco tempo e seja protegido por lei no Vietnã, ele já está ameaçado principalmente pela caça e por armadilhas. Além disso, o habitat do animal vem sendo reduzido pela construção de rodovias, barragens, expansão da agricultura e exploração mineral. Conhecer mais sobre a biologia e ecologia do saola também pode ajudar na conservação da espécie.
Outros links:
Mongabay
{iarelatednews articleid=”22382, 24366″}
Leia também
Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo
A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro →
Clima extremo desafia restauração em nova estratégia da biodiversidade
Plano incorpora ações até 2030 e exigências internacionais para conter a perda acelerada de espécies nativas no país →
Mata Atlântica pode ganhar um novo parque nacional
Proposta do Parque Nacional Serras do Araçatuba e Quiriri, na divisa entre SC e PR, visa preservar porção ainda desprotegida do maior contínuo de Mata Atlântica do país →






