Notícias

Uganda lança seu primeiro carro elétrico nacional

O Kiira é um veículo de dois lugares, autonomia de 80 km e atinge 65 km/hora. Da carroceria ao motor, é um projeto quase 100% doméstico.

Redação ((o))eco ·
4 de novembro de 2011 · 13 anos atrás
Esse é o Kiira, carro elétrico de 2 lugares projetado e construído em Uganda. foto: Faiswal Kasirye
Esse é o Kiira, carro elétrico de 2 lugares projetado e construído em Uganda. foto: Faiswal Kasirye
“O veículo acelera muito rápido, o motor é forte e tem marcha-a-ré perfeita. É capaz de subir ladeiras com inclinação de 55 graus, o desempenho foi bom”, declarou Paul Isaac Musasizi, ao jornal local Daily Monitor, ao fim da estreia do Kiira, o veículo elétrico de 2 lugares projetado pela sua equipe.

Musasizi é professor da Universidade Makerere, que fica em um subúrbio de Kampala, capital de Uganda. Ele liderou o grupo de 25 pessoas que ao longo de três anos desenvolveu o veículo.

Nesse primeiro teste, na última terça, o Kiira atingiu 65 km/hora e só mostrou um defeito, a direção puxou um pouco. Logo ela, único item grande importado de um projeto que se orgulha de ser quase 100% nacional. O carroceria do pequeno automóvel é de fibra de vidro, ele oferece dois lugares e tem, hoje, 80 km de autonomia entre recargas. No futuro, com a adição de energia solar, pretende chegar a 200 km de autonomia. Se comercializado, o preço ficará entre 10 e 15 mil dólares.

Uganda fica entre Sudão, Quênia e Tanzânia, tem uma população de 31 milhões de habitantes e renda per capita de 1.000 dólares por ano (cerca de um décimo da brasileira). Depois de ficar conhecido por um período triste, a sanguinária ditadura de Idi Amin dos anos 70, é uma ótima notícia que o país volte ao noticiário por um feito tecnológico.

A equipe já está entusiasmada com o seu próximo projeto: um ônibus elétrico de cerca de 30 lugares para transporte público.

No vídeo abaixo, veja o teste e uma entrevista do prof. Musasizi a NTV, uma TV de Uganda.

via Engadget


Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.