Fotografia

João Guilherme Quental, de olho na literatura

Professor de literatura no Rio de Janeiro, João Guilherme Quental é um entusiasta da fotografia de natureza que levou a câmera para as salas de aula.

Alexandre Sant´Anna ·
29 de abril de 2005 · 20 anos atrás

João Guilherme Quental é professor de literatura no Rio de Janeiro e apaixonado por fotografia – especificamente, a fotografia de natureza.

Ele investe pesado nessa paixão, viajando a lugares exóticos e distantes, como o Delta do Okavango, as ilhas Falklands, a Namíbia e diversos parques nacionais no Brasil, em busca de imagens únicas. Para ele, viajar é uma maneira de sair de si mesmo e ver o mundo sem os filtros do cotidiano.

João começou cedo, fotografando aos 4 anos de idade com uma câmera Kapsa, tipo caixote, que tem até hoje. Há mais de 20 anos fotografa regularmente. E nos últimos 5 anos esse envolvimento ficou ainda mais intenso, com a popularização da fotografia digital.

Suas aulas fogem ao padrão clássico, pois ele junta o ensino da literatura e da produção de textos a uma prática que envolve também a linguagem fotográfica, com o objetivo de ampliar horizontes e buscar novas dimensões estéticas.

Ele também incentiva os alunos que têm acesso a câmeras digitais a produzir seus próprios fotologs, quebrando a rotina das dissertações feitas sob medida para o vestibular.

João Guilherme usa duas câmeras Nikon, uma D-70, digital, e uma F100, de filme, com lentes 400mm, 70-200mm, 105mm e 28-70mm.

Leia também

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia

Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.