Fotografia

João Guilherme Quental, de olho na literatura

Professor de literatura no Rio de Janeiro, João Guilherme Quental é um entusiasta da fotografia de natureza que levou a câmera para as salas de aula.

Alexandre Sant´Anna ·
29 de abril de 2005 · 21 anos atrás

João Guilherme Quental é professor de literatura no Rio de Janeiro e apaixonado por fotografia – especificamente, a fotografia de natureza.

Ele investe pesado nessa paixão, viajando a lugares exóticos e distantes, como o Delta do Okavango, as ilhas Falklands, a Namíbia e diversos parques nacionais no Brasil, em busca de imagens únicas. Para ele, viajar é uma maneira de sair de si mesmo e ver o mundo sem os filtros do cotidiano.

João começou cedo, fotografando aos 4 anos de idade com uma câmera Kapsa, tipo caixote, que tem até hoje. Há mais de 20 anos fotografa regularmente. E nos últimos 5 anos esse envolvimento ficou ainda mais intenso, com a popularização da fotografia digital.

Suas aulas fogem ao padrão clássico, pois ele junta o ensino da literatura e da produção de textos a uma prática que envolve também a linguagem fotográfica, com o objetivo de ampliar horizontes e buscar novas dimensões estéticas.

Ele também incentiva os alunos que têm acesso a câmeras digitais a produzir seus próprios fotologs, quebrando a rotina das dissertações feitas sob medida para o vestibular.

João Guilherme usa duas câmeras Nikon, uma D-70, digital, e uma F100, de filme, com lentes 400mm, 70-200mm, 105mm e 28-70mm.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Garimpo fiscalizado em área dentro do Parque Nacional Juruena. Foto: ICMBio / Divulgação
Reportagens
24 de agosto de 2026

Garimpo dispara no Parque Nacional do Juruena e levanta alerta sobre avanço de facções

O desmatamento relacionado à mineração ilegal aumentou 660% no parque em apenas oito meses e relatos apontam possível envolvimento de facções criminosas

Análises
21 de agosto de 2026

O século XXI começou no subsolo

O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.