Fotografia

Uhuuuuuuu, o show de ginástica olímpica do Muriqui

Descemos olhando a mata, tirando fotos. Não fosse assim, não teríamos avistado alguns dos últimos muriquis da Mata Atlântica em São Paulo.

Marcelo Schadt ·
25 de novembro de 2011 · 14 anos atrás

(…) Descemos devagar, conversando, observando a mata, tirando fotos. Não fosse assim, provavelmente não teríamos avistado alguns dos últimos muriquis ainda existentes na Mata Atlântica em São Paulo. De acordo com o levantamento mais recente do Ministério do Meio Ambiente, há duas espécies deste macaco no Brasil, o Brachyteles arachnoides, conhecido como mono-carvoeiro ou muriqui-do-sul, e o Brachyteles hypoxanthus, também chamado de mono-carvoeiro ou muriqui-do-norte. Ambas estão ameaçadas de extinção.

Você sabia que existe uma campanha para o muriqui se tornar o símbolo das olimpíadas de 2016? Essa espécie de macaco gosta de abraçar e ganhou o apelido de “povo manso da floresta”.

Leia mais em Muriqui na cabeça, mascote das Olimpíadas de 2016.

Mais fotos do dia: Clique aqui

Leia também

Colunas
13 de fevereiro de 2026

Perigos explícitos e dissimulados da má política ambiental do Brasil

pressões corporativas frequentemente distorcem processos democráticos, transformando interesses privados em decisões públicas formalmente legitimadas

Notícias
13 de fevereiro de 2026

Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025

Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV

Análises
13 de fevereiro de 2026

O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática

Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.