
De acordo com o Instituto Centro de Vida (ICV), o número de focos de calor no primeiro semestre de 2010 em Mato Grosso aumentou em mais de 150% com relação ao mesmo período do ano passado. Foram contabilizados 4.677 focos este ano, um aumento significativo em relação aos 1.844 registrados em 2009. Este é o resultado da análise de uma série histórica de 1º de janeiro de 2005 a 29 de junho de 2010 de dados do sensor MODIS dos satélite AQUA e TERRA.
O estudo identificou os municípios com maior de focos de calor. Pelo menos 15 chegam a 2.859 focos. O curioso é que eles estão localizados em florestas nacionais, além de áreas de cerrado. Tangará da Serra foi o campeão (565 focos), seguido de Santa Carmem (381) e Paranatinga (250).
Cerca de 44% dos 4.667 focos registrados no semestre ocorreu em áreas de propriedades e posses rurais não cadastradas no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental de Mato Grosso (SIMLAM). Unidades de conservação tiveram menos de 1%, assentamentos da reforma 7% e Terras Indígenas registraram 1.080 focos, o equivalente a 23% do total no período.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
40 espécies migratórias recebem maior proteção na COP15
Confira os principais avanços conquistados na Conferência das Espécies Migratórias, que terminou em Campo Grande (MS) neste domingo →
Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos
O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local →
Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil
País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas →

