Nesta segunda feira, o boletim do Observatório da Terra da NASA divulgou duas novas imagens de satélite das queimadas na América do Sul. Os registros, feitos pelo sensor MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, revelam existe uma concetração enorme de focos na Bolívia, no Brasil e Paraguai.
Além disso obtivemos uma imagem exclusiva através da parceria feita entre ((o))eco e o programa da Agência Espacial Europeia para difusão de fotos de satélite. A imagem abaixo foi feita no dia 11 de agosto pelo satélite britãnico UK-DMC2 nas cercanias dos municípios de Sinop e Peixoto Azevedo no Mato Grosso. Em vermelho áreas de floresta ainda preservadas e, em verde, os campos cultivados. A área preta é a queimada equivalente a 7200 hectares.
Crédito da imagem: UK-DMC2 image copyright (c) ‘2010’ DMCii
Clique aqui para ver a imagem em seu Google Earth
Neste outra imagem, feita no dia 23 de agosto, pode-se ver claramente a fumaça dos outros países sendo transportada para a Amazônia brasileira.
Clique para baixar a imagem de satélite em seu Google Earth ( Arquivo KMZ 13KB)
Nesta segunda imagem, captada no dia 22 de agosto, o estado do Mato Grosso, é visto literalmente em chamas.
Clique aqui para fazer o download desta imagem no seu Google Earth
Leia também

Com cocuradoria de ((o))eco, Abraji lança curso sobre COP30 para jornalistas e comunicadores
Inscrições são gratuitas e vão até 22 de abril. Palestrantes são jornalistas com experiência na cobertura de COPs e pesquisadores da ciência climática →

Projeto de lei quer municipalizar o Parque Nacional da Tijuca
Em clara resposta à disputa por Alto Corcovado, vereadores César Maia e Flávio Valle apresentam projeto para municipalizar a Floresta da Tijuca →

Obrigação de pagar por reparação de dano ambiental não prescreve, determina STF
Decisão de repercussão geral entende que não há prazo de validade para que infratores condenados por crimes ambientais paguem pela reparação de danos ao meio ambiente →