Notícias

Novas imagens das queimadas

Registros feitos pelos satélites da NASA mostram nuvens de fumaça sobre o Brasil e países vizinhos. 

Redação ((o))eco ·
30 de agosto de 2010 · 16 anos atrás

Nesta segunda feira, o boletim do Observatório da Terra da NASA divulgou duas novas imagens de satélite das queimadas na América do Sul. Os registros, feitos pelo sensor MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, revelam existe uma concetração enorme de focos na Bolívia, no Brasil e Paraguai.

Além disso obtivemos uma imagem exclusiva através da parceria feita entre ((o))eco e o programa da Agência Espacial Europeia para difusão de fotos de satélite. A imagem abaixo foi feita no dia 11 de agosto pelo satélite britãnico UK-DMC2 nas cercanias dos municípios de Sinop e Peixoto Azevedo no Mato Grosso. Em vermelho áreas de floresta ainda preservadas e, em verde, os campos cultivados. A área preta é a queimada equivalente a  7200 hectares.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Crédito da imagem: UK-DMC2 image copyright (c) ‘2010’ DMCii
Clique aqui para ver a imagem em seu Google Earth

Neste outra imagem, feita no dia 23 de agosto, pode-se ver claramente a fumaça dos outros países sendo transportada para a Amazônia brasileira.

Clique para baixar a imagem de satélite em seu Google Earth ( Arquivo KMZ 13KB)

Nesta segunda imagem, captada no dia 22 de agosto, o estado do Mato Grosso, é visto literalmente em chamas.

Clique aqui para fazer o download desta imagem no seu Google Earth

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
17 de agosto de 2026

Vote pelo Clima aproxima eleitores de candidaturas com compromisso climático

Nova edição da plataforma reúne propostas em vinte temas da agenda climática, como meio ambiente, saúde, educação, energia renovável, transporte e mobilidade. Veja como usar a ferramenta

Reportagens
17 de agosto de 2026

Rastreabilidade da soja e da carne esbarra na falta de integração

Estudo do WRI Brasil analisou 21 iniciativas no país e defende um protocolo nacional para conectar sistemas e critérios

Colunas
17 de agosto de 2026

Virginia pega um jatinho para treinar, mas quem precisa salvar o planeta é você

Um único trajeto de jato privado pode emitir, em pouco mais de uma hora, mais dióxido de carbono do que uma pessoa média emite em um ano

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.