Hoje, 11 de setembro, é o dia nacional do Cerrado. Há poucas razões para comemorar, pois trata-se de um dos biomas mais maltratados do Brasil. Ele já perdeu metade de sua área original e, hoje, é o que mais sofre com o desmatamento.
Mas o vídeo abaixo sobre o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu dá razões para esperança e motivação para não desistir do Cerrado. Esse conjunto de áreas protegidas públicas e privadas cobre uma área de 2 milhões de hectares, distribuídos ao longo de 11 municípios do norte de Minas Gerais.
Dentro dele, está o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, cujo nome homenageia Guimarães Rosa, que se inspirou na região para compor sua maior obra.
“O Cerrado é a savana mais rica em vida do planeta e é reconhecido como a ‘caixa d´água do Brasil’, pois nele nascem águas que abastecem as principais bacias hidrográficas do país”, escreve a equipe da WWF-Brasil, que junto com Raiz Savaget Comunicação, produziu o vídeo.
Leia também
Duas espécies de peixes das nuvens são descobertas no litoral de São Paulo
Peixes foram identificados a partir de análises de DNA de mais de 70 exemplares depositados em coleções científicas →
Amazonas é o estado brasileiro com maior número de primatas – veja o ranking!
Com 151 espécies, o Brasil possui a maior diversidade de primatas do mundo e ((o))eco listou quais estados levam o país pro topo desse ranking →
STF forma maioria contra Marco Temporal e reafirma direitos originários indígenas
Com seis votos a zero, Supremo considera inconstitucional a tese que restringe demarcações a 1988; julgamento segue em plenário virtual →





