Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade

Previsão é que até 5 de junho o governo publique decreto com diretrizes da estratégia nacional, que envolve também setor privado e sociedade civil

Aldem Bourscheit ·
20 de maio de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A nova versão da estratégia e do plano de ação federais para proteger a biodiversidade, a EPANB, está prevista para até o próximo 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A publicação do decreto que institui a política depende agora de espaço na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apurou ((o))eco.

As medidas são voltadas ao cumprimento de metas de conservação da Comissão Nacional da Biodiversidade (Conabio) e da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-15), no Canadá, em 2022. A realização do trabalho envolverá esferas de governo, setor privado e sociedade civil.

O documento deverá definir outros grandes objetivos, como repartir de forma justa e equitativa os benefícios oriundos do uso da biodiversidade e determinar meios para monitorar o progresso conservacionista brasileiro. Também é esperado um planejamento financeiro para sua execução.

Tudo é imprescindível para frear as aceleradas e crescentes perdas de variedades de vida, o que pode colapsar de ecossistemas naturais a economias humanas. Mais de 1 milhão de espécies globais estão ameaçadas de desaparecer.

A Mata Atlântica lidera as estatísticas brasileiras, com 2.845 espécies em risco de extinção, mais da metade do total nessa condição no País. Em seguida, vem o Cerrado, com 1.199 espécies ameaçadas. Nos demais biomas a situação não é menos preocupante.

As causas de perda de biodiversidade envolvem a destruição de ambientes naturais, sua exploração excessiva, a crise climática, a chegada de espécies exóticas invasoras, os atropelamentos de animais em rodovias e ferrovias, o tráfico e a caça.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Notícias
21 de outubro de 2024

Estratégia brasileira de conservação reforçará as áreas protegidas e as soluções naturais

Digitalização de recursos genéticos e financiamento estão os grandes pontos de desacordo da COP16, a maior até agora

Reportagens
10 de maio de 2021

Barrados no baile das políticas climáticas e de biodiversidade

Pesquisadores e ambientalistas pedem mais atenção à conservação do Pampa, de matas com Araucárias e de ambientes aquáticos

Salada Verde
23 de janeiro de 2019

ICMBio aprova plano para conservação de seis mamíferos amazônicos

Medida visa preservar os animais ameaçados de extinção como Boto-cor-de-rosa, Peixe-boi-da-amazônia, Ariranha, Boto tucuxi , Lontra-neotropical, Boto-do-araguaia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.