O editor do site ((o))eco, Eduardo Pegurier, conversa com o coordenador nacional da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), Luiz Fernando Merico, durante VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal.
Há pouco menos de dois anos com representação no Brasil, a organização internacional conhecida por divulgar listas vermelhas de espécies ameaçadas no mundo pretende enfocar suas ações para preservação da natureza no país.
“Uma das grandes contribuições da IUCN tem sido a criação de parâmetros e uma delas é a lista vermelha de espécies ameaçadas que procura hierarquizar o grau de ameaças de extinção e conduz para retirar estes animais da lista de extinção”, afirmou o representante da IUCN.
No Brasil, a organização está desenvolvendo uma série de iniciativas como o Painel Bio.
“Trabalhamos com a articulação com atores para a construção de um painel brasileiro de biodiversidade e uma série de ações que possam ajudar o Brasil em direção a uma gestão melhor do meio ambiente”, defendeu Merica.
Nesta semana, ((o))eco acompanha o VII CBUC para discutir os rumos e desafios da conservação e o papel que desempenham no desenvolvimento econômico e social.
Leia também

PV questiona no STF lei estadual que flexibiliza proteção ambiental em Rondônia
Ação do partido alega que dano na Reserva Extrativista Jaci-Paraná será ampliado. Ministro Cristiano Zanin já decidiu pela validade da ADI e pediu rito acelerado →

A incontável diversidade de aves em Bertioga, no litoral de SP
Livro recém-lançado apresenta 360 espécies de aves que ocorrem no município, entre a praia e a Serra do Mar, e coroa mais de 30 anos do Projeto Avifauna do Sesc Bertioga →

Projeto que reduz licenciamento ambiental passa em comissões do Senado e vai ao plenário
PL 2159/21 prevê autorização autodeclaratória e menos proteção a povos tradicionais e unidades de conservação. “Implosão”, define o Observatório do Clima →