Vídeos

IUCN inicia atividades no Brasil e cria Painel Bio

Eduardo Pegurier, editor do site ((o))eco, em entrevista exclusiva com Luiz Fernando Merico, representante da IUCN.

Redação ((o))eco ·
25 de setembro de 2012 · 14 anos atrás

O editor do site ((o))eco, Eduardo Pegurier, conversa com o coordenador nacional da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), Luiz Fernando Merico, durante VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal.

Há pouco menos de dois anos com representação no Brasil, a organização internacional conhecida por divulgar listas vermelhas de espécies ameaçadas no mundo pretende enfocar suas ações para preservação da natureza no país.

“Uma das grandes contribuições da IUCN tem sido a criação de parâmetros e uma delas é a lista vermelha de espécies ameaçadas que procura hierarquizar o grau de ameaças de extinção e conduz para retirar estes animais da lista de extinção”, afirmou o representante da IUCN.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



No Brasil, a organização está desenvolvendo uma série de iniciativas como o Painel Bio.

“Trabalhamos com a articulação com atores para a construção de um painel brasileiro de biodiversidade e uma série de ações que possam ajudar o Brasil em direção a uma gestão melhor do meio ambiente”, defendeu Merica.

Nesta semana, ((o))eco acompanha o VII CBUC para discutir os rumos e desafios da conservação e o papel que desempenham no desenvolvimento econômico e social.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
25 de março de 2026

Certificação participativa avança no Amazonas e fortalece agroecologia familiar

Sistema baseado em avaliação entre pares cresce com apoio público e amplia acesso a mercados para agricultores familiares

Reportagens
25 de março de 2026

Em meio à alta na conta de luz, uso de energia solar cresce em Roraima

Nos bairros nobres da capital do estado, opção pela energia solar virou tendência. Mas mudança ainda é cara para se popularizar e esbarra na conexão à rede

Salada Verde
25 de março de 2026

Museu Itinerante da Amazônia realiza exposição no Rio de Janeiro

Mostra reúne obras que abordam questões como justiça climática, ancestralidade e urbanização; Exposição fica em cartaz até o dia 7 de abril

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.