Reportagens

Correndo atrás do prejuízo

Paragominas pleiteia deixar lista dos maiores desmatadores da Amazônia ao registrar 80% da área municipal no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Pará.

Redação ((o))eco ·
26 de fevereiro de 2010 · 14 anos atrás

Nesta semana, o prefeito de Paragominas (PA), Adnan Demachki, solicitou ao Ministério de Meio Ambiente (MMA) que na próxima lista dos maiores desmatadores da Amazônia, o município seja excluído da relação. Ele anunciou que 80% da área territorial do município – cerca de 1.460.000 hectares – estão registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Somos o primeiro município da Amazônia a conseguir. Já reduzimos o desmatamento em 90% em relação a 2007 e estamos construíndo um novo pacto com a sociedade pela busca de produto com origem sustentável”, explicou. Paragominas, município do leste paraense que ficou famoso por décadas de desmatamento desenfreado, começou a mudar seu histórico ao aderir ao programa Município Verde, uma parceria com o poder público e ONGs.

Saiba mais na reportagem:
Mudança na fronteira

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.