Reportagens

Revisando o revisado

ONU formará grupo independente de cientistas para revisar relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), alvo de ataques nos últimos meses.

Redação ((o))eco ·
26 de fevereiro de 2010 · 15 anos atrás

A Organização das Nações Unidas divulgou nesta sexta-feira que na semana que vem será formado um grupo independente de cientistas para revisar o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que já é formado por centenas de pesquisadores do mundo inteiro. A medida é uma resposta às acusações de falhas no último relatório do IPCC, de 2007, especialmente depois da previsão de que as geleiras do Himalaia iriam derreter completamente até 2035. O esforço da ONU é de tentar garantir informações claras e jamais levantar dúvidas sobre a certeza de que as mudanças climáticas ameaçam a sobrevivência da humanidade, por causa das emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo homem.

Os relatórios do IPCC são as maiores referências científicas mundiais sobre mudanças climáticas. O de 2007, por exemplo, cita mais de dez mil artigos de pesquisadores e tem mais de três mil páginas.

Leia também

Podcast
22 de novembro de 2024

Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina

A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar.

Manguezal na maré baixa na Ponta do Tubarão, em Macau (RN). Foto: Alex LN / Creative Commons
Salada Verde
22 de novembro de 2024

Supremo garante a proteção de manguezais no país todo

Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono

Reportagens
22 de novembro de 2024

A Floresta vista da favela

Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.