Revisando o revisado

ONU formará grupo independente de cientistas para revisar relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), alvo de ataques nos últimos meses.

26 de fevereiro de 2010 · 12 anos atrás

A Organização das Nações Unidas divulgou nesta sexta-feira que na semana que vem será formado um grupo independente de cientistas para revisar o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que já é formado por centenas de pesquisadores do mundo inteiro. A medida é uma resposta às acusações de falhas no último relatório do IPCC, de 2007, especialmente depois da previsão de que as geleiras do Himalaia iriam derreter completamente até 2035. O esforço da ONU é de tentar garantir informações claras e jamais levantar dúvidas sobre a certeza de que as mudanças climáticas ameaçam a sobrevivência da humanidade, por causa das emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo homem.

Os relatórios do IPCC são as maiores referências científicas mundiais sobre mudanças climáticas. O de 2007, por exemplo, cita mais de dez mil artigos de pesquisadores e tem mais de três mil páginas.