Já está disponível na internet a nova edição do Livro Vermelho da Fauna ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo, lançado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em meados de maio. A publicação se baseia na última lista de fauna, publicada em outubro de 2008, após dez anos sem ser atualizada.
Pela primeira vez, o livro vermelho paulista segue critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) em sua metodologia, listando desde espécies criticamente ameaçadas até as pouco pesquisadas, o que impede o conhecimento necessário para classificá-las.
São listadas, ao todo, 436 espécies e subespécies – 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado. Destas, 86 foram consideradas quase ameaçadas, ou seja, que ainda não sofrem ameaças, mas demandam atenção para que não entrem nesta classificação. Entre as espécies listadas como criticamente ameaçadas, por exemplo, estão ariranha, baleia-azul, onça-pintada, galito, bicudo e tartaruga-de-couro.
O fato de uma espécie estar na lista da fauna ameaçada de São Paulo significa que ela está sofrendo risco de extinção e pode desaparecer em um curto espaço de tempo se nada for feito.
Leia também
STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal
Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida →
Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas
EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático" →
Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração
Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral →




