Notícias

A tragédia do desmatamento ainda continua

O desmatamento mata milhões de árvores e animais por ano e polui duas vezes mais que todos os carros leves em circulação no Brasil.

Paulo Barreto ·
4 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás

O Brasil alcançou a menor taxa de desmatamento de sua história: foram desmatados 4.656 quilômetros quadrados de floresta entre agosto de 2011 a julho de 2012. Porém, a continuação do desmatamento ainda é uma tragédia, mata milhões de árvores e animais e emite poluição duas vezes mais que todos os carros leves circulando no Brasil.

O número de árvores derrubadas no período de menor desmatamento da história é 20% maior do que o tamanho da população brasileira: 232, 8 milhões foram cortadas nesse período.

*Paulo Barreto é pesquisador sênior do Imazon, com graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Yale, dos Estados Unidos.

  • Paulo Barreto

    Sonha com um mundo sustentável e trabalha para que este desejo se torne realidade na Amazônia. É pesquisador Sênior do Imazon.

Leia também

Podcast
21 de novembro de 2024

Entrando no Clima#40 – Florestas como forças de estabilização climática

Podcast de ((o))eco fala sobre como as florestas têm ganhado espaço nas discussões da COP 29

Diálogo entre líderes globais - alinhando a ação climática e a conservação da biodiversidade. Foto: Kamran Guliyev / UN Climate Change
Notícias
21 de novembro de 2024

ONU espera ter programa de trabalho conjunto entre clima e biodiversidade até COP30

Em entrevista a ((o))eco, secretária executiva da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU fala sobre intersecção entre agendas para manter o 1,5ºC

Reportagens
21 de novembro de 2024

Livro revela como a grilagem e a ditadura militar tentaram se apoderar da Amazônia

Jornalista Claudio Angelo traz bastidores do Ministério do Meio Ambiente para atestar como a política influencia no cotidiano das florestas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.