Notícias

A tragédia do desmatamento ainda continua

O desmatamento mata milhões de árvores e animais por ano e polui duas vezes mais que todos os carros leves em circulação no Brasil.

Paulo Barreto ·
4 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás

O Brasil alcançou a menor taxa de desmatamento de sua história: foram desmatados 4.656 quilômetros quadrados de floresta entre agosto de 2011 a julho de 2012. Porém, a continuação do desmatamento ainda é uma tragédia, mata milhões de árvores e animais e emite poluição duas vezes mais que todos os carros leves circulando no Brasil.

O número de árvores derrubadas no período de menor desmatamento da história é 20% maior do que o tamanho da população brasileira: 232, 8 milhões foram cortadas nesse período.

*Paulo Barreto é pesquisador sênior do Imazon, com graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Yale, dos Estados Unidos.

  • Paulo Barreto

    Sonha com um mundo sustentável e trabalha para que este desejo se torne realidade na Amazônia. É pesquisador Sênior do Imazon.

Leia também

Reportagens
11 de outubro de 2024

Contaminação causada por acidente entre caminhões em Magé (RJ) afeta biodiversidade e pescadores

Veículos tombaram na BR-116, à beira do rio Suruí, carregando emulsão asfáltica, gasolina e diesel, e poluentes chegaram à Baía de Guanabara; pescadores e caranguejeiros relatam prejuízos e falta de apoio

Notícias
11 de outubro de 2024

Estudo da UFRJ analisa negacionismo climático no Youtube

Realizado pelo Netlab-UFRJ, a pesquisa buscou entender como argumentos de falsos especialistas em clima repercutem nos comentários da audiência dos vídeos

Salada Verde
11 de outubro de 2024

Colabore com o censo do papagaio-de-cara-roxa

Disponível de forma online, campanha de financiamento busca arrecadar R$ 25 mil até abril de 2025. Qualquer pessoa física ou jurídica pode contribuir

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.