Notícias

A tragédia do desmatamento ainda continua

O desmatamento mata milhões de árvores e animais por ano e polui duas vezes mais que todos os carros leves em circulação no Brasil.

Paulo Barreto ·
4 de dezembro de 2012 · 9 anos atrás

O Brasil alcançou a menor taxa de desmatamento de sua história: foram desmatados 4.656 quilômetros quadrados de floresta entre agosto de 2011 a julho de 2012. Porém, a continuação do desmatamento ainda é uma tragédia, mata milhões de árvores e animais e emite poluição duas vezes mais que todos os carros leves circulando no Brasil.

O número de árvores derrubadas no período de menor desmatamento da história é 20% maior do que o tamanho da população brasileira: 232, 8 milhões foram cortadas nesse período.

*Paulo Barreto é pesquisador sênior do Imazon, com graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Yale, dos Estados Unidos.

  • Paulo Barreto

    Sonha com um mundo sustentável e trabalha para que este desejo se torne realidade na Amazônia. É pesquisador Sênior do Imazon.

Leia também

Salada Verde
3 de dezembro de 2021

Paraná pretende reativar trecho brasileiro de trilha histórica que liga o Atlântico ao Pacífico

Chamada de Caminhos do Peabiru, trilha tem 1.550 no trecho paranaense, que vai de Paranaguá a Guaíra. Caminho era usado por incas e guaranis, antes da colonização

Notícias
3 de dezembro de 2021

Amapá vende terras públicas invadidas a R$ 46 o hectare

Estado possui mais de 2,5 milhões de hectares de áreas ainda não destinadas. Cerca de 50% deste total é classificado como de importância biológica extremamente alta

Reportagens
3 de dezembro de 2021

Novo Código de Mineração propõe aprovação automática de milhares de processos parados na ANM

Proposta pode afetar mais de 90 mil requerimentos que aguardam aprovações técnicas e ambientais; medida ainda interfere na criação de unidades de conservação e dificulta demarcação de terras indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta