Reportagens

Por que proteger o mar?

Conservacionistas escrevem livro sobre oceanos para estimular criação de áreas protegidas marinhas. Baixe aqui o documento da IUCN.

Redação ((o))eco ·
20 de outubro de 2010 · 15 anos atrás

Lançado no dia 19 de outubro, durante a Convenção da Diversidade Biológica da ONU, o livro “Proteção Global dos Oceanos: perspectivas atuais e oportunidades futuras”, compilado pela IUCN (Internacional Union for Conservation of Nature), The Nature Conservancy e outros parceiros, avalia a situação global dos oceanos e oferece soluções para suprir as demandas de proteção ambiental dos recursos marinhos.  É uma publicação com as melhores visões cientificas e políticas disponíveis hoje, escritas por 30 dos maiores conservacionistas internacionais — material sólido para estimular governos na criação de áreas protegidas.

Com apenas 1% das extensões oceânicas sobre proteção legal, os países estão com 10% de atraso nas metas previstas para 2010. Ainda são necessárias mudanças e esforços políticos consistentes para gerenciamento dos recursos marinhos.

Atualmente existem 5.880 áreas marinhas protegidas, a maioria localizada nas regiões de costa, o que não cobre toda a diversidade de ambientes oceânicos. Para que se atinja um padrão ótimo de conservação marinha, que esteja associado com a produção de alimentos, qualidade de vida e saúde humanas é preciso ter gerenciamento adequado, planejamento espacial e criação de áreas protegidas, como direciona a publicação da IUCN.

Em outubro, o Chile anunciou a criação de uma grande reserva marinha na região da ilha Sala y Gómez no Pacífico. No entanto, os planos atuais de conservação dos oceanos ainda não são suficientes para garantir sua real proteção. 

Baixe o livro aqui.

Leia também

Salada Verde
9 de dezembro de 2025

Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil

Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental

Notícias
9 de dezembro de 2025

Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF

Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida

Análises
9 de dezembro de 2025

Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo 

A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.