Salada Verde

Riocentro será entregue à ONU em 6 dias

Chave do centro de convenções será entregue na próxima terça-feira, quando as obras serão concluídas. Ajustes serão feitos até o dia 12.

Daniele Bragança ·
31 de maio de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ao centro da mesa de cinco integrantes, Laudemar Aguiar, secretário nacional de organização da Rio+20, durante coletiva desta quarta, 30/05. Foto: Divulgação/CNO
Ao centro da mesa de cinco integrantes, Laudemar Aguiar, secretário nacional de organização da Rio+20, durante coletiva desta quarta, 30/05. Foto: Divulgação/CNO

O cheiro sufocante de madeiras e carpetes sendo colocados é o que mais chama atenção na visitação às obras do Riocentro, onde será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. São 100 mil metros quadrados de pavilhão, sendo 23 mil metros quadrados ocupadas com tendas temporárias. É uma travessia incômoda para o nariz, por causa do odor, e sofrida para os pés, e recomenda-se usar sapatos confortáveis.

As obras, garante o secretário nacional de organização da Rio+20, Laudemar Aguiar, estão dentro do prazo: o cronograma prevê que tudo estará pronto no dia 5 de junho, quando às chaves do Riocentro serão entregues à ONU. No intervalo dos dias 5 à 12 de junho, haverá pequenos reparos e testes e “no dia 13 o Riocentro estará perfeitamente concluído e entregue para o funcionamento da conferência”, afirmou ele.

Estrutura de uma cidade
O Riocentro funcionará com energia própria, usando geradores capazes de atender a uma cidade de 120 mil habitantes. Serão 17 restaurantes, localizados no Pavilhão 2, e toda uma estrutura para atender 38 mil pessoas por dia. A área é 4 vezes maior do que a utilizada na Rio 92, considerada a maior conferência de meio ambiente já realizada.

A segurança ficará a cargo do Ministério da Defesa, que contará com o apoio de 1.200 homens somente do exército só para a área do Riocentro. Haverá também policiais militares, bombeiros e guardas municipais.

Virão delegações de pelo menos 176 países e 102 chefes de estado e de governo já confirmaram presença. Durante a coletiva dessa quarta, os jornalistas ficaram decepcionados quando Aguiar se recusou a dizer quem virá para a Conferência: “não cabe ao governo brasileiro, as delegações dos países é que podem responder a essa pergunta”, disse.

Transporte e trânsito
Não haverá estacionamento nos locais dos eventos, então é melhor optar pelo transporte público. Para o transporte dos credenciados que irão ao Riocentro ou a outros locais onde também funcionará a Conferência, serão utilizados 350 ônibus.

Entre a chegada dos chefes de estado e de governo até o último dia da Cúpula dos Povos, período entre o dia 18 e 23 de junho, o trânsito será perturbado pela passagem dos batedores com as comitivas oficiais. As linhas Vermelha e Amarela, Avenida das Américas, Orla da Zona Sul e o elevado da Perimetral, artérias importantes da cidade, terão o fluxo duramente afetado.

A Prefeitura do Rio já mostrou à imprensa os esquemas do trânsito durante coletiva de imprensa, na terça-feira. O power point da apresentação pode ser visto neste link.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
22 de julho de 2024

Paul Watson, fundador do Greenpeace e protetor de baleias, é preso na Groenlândia

Ambientalista foi detido por agentes da polícia federal da Dinamarca, em cumprimento a mandado de prisão do Japão; ele partia da Irlanda para confrontar navio baleeiro japonês

Salada Verde
22 de julho de 2024

Encontro de alto nível sobre ação climática reúne ministros e líderes de 30 nações

8ª Conferência Ministerial sobre Ação Climática (MoCA), realizada este ano na China, tem objetivo de destravar discussões que ficaram emperradas em Bonn

Notícias
22 de julho de 2024

Ministério Público investiga esquema de propina em órgão ambiental da Bahia

Servidores, ex-funcionários e outros investigados teriam recebido até R$ 16,5 milhões de fazendeiros para facilitar concessão de licenças ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.