Ciclistas ligados ao projeto Bike Anjo, que tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta, e ativistas digitais do coletivo Ônibus Hacker, voltado para democratização da tecnologia e da comunicação, aproveitaram a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, para realizar uma ocupação cultural no Complexo do Alemão. Os participantes realizaram ao longo desta semana atividades culturais, brincadeiras com as crianças, exibição de filmes e outras atividades com o objetivo de difundir informações e direitos.
No domingo, além das atividades relacionadas a tecnologia, os participantes organizaram oficinas para o reparo das bicicletas, envolvendo, principalmente, as crianças e adolescentes do Complexo do Alemão. Mais de 50 bicicletas que estavam paradas foram reformadas e voltaram a circular (veja abaixo fotos de Rachel Schein). A ação foi inspirada na oficina comunitária Mão na Roda, que acontece toda semana em São Paulo.
O Ônibus Hacker, por sua vez, segue nesta quarta-feira, 20, para a comunidade Cidade de Deus, também no Rio de Janeiro, para uma nova ocupação cultural.
Veja fotos de Rachel Schein da invasão no Complexo do Alemão:

Leia também

Marketing não é capaz de reviver espécies extintas
A empresa que anunciou o “renascimento” do extinto lobo-terrível criou, no máximo, um híbrido. E embora a notícia seja impressionante, há questões éticas, ecológicas e sociais em aberto →

Conservar para lucrar: o capitalismo na pauta ambiental
Debate em podcast aborda formas obtidas por grandes empresas, governos e atores corporativos para continuar lucrando sob a lógica da conservação do meio ambiente →

MMA lança curso gratuito de capacitação para a COP 30
Voltada para diversos públicos da sociedade civil, formação é online e assíncrona e oferece certificado. Saiba como se inscrever →