Às vezes, é preciso distanciar o olhar para enxergar melhor.
Depois de quatro anos sem visitar Belém, a capital paraense onde vivi por 20 anos, passei alguns dias por lá, no início de setembro, e pude perceber qual o espaço ocupado pela bicicleta nas ruas.
Lembro da grande quantidade de ciclistas circulando em todos os cantos da cidade, mas só agora – afastada e com um outro entendimento sobre a mobilidade urbana – consegui refletir sobre o assunto e, claro, comparar a situação com o que vivemos em São Paulo.
A cada esquina, em ruas movimentadas, grandes avenidas ou pequenas travessas, a bicicleta está presente. Moças, rapazes, idosos, pais buscando filhos na escola. Sem distinção de sexo ou idade, a bicicleta parece ser o modal mais acessível na Cidade das Mangueiras.
![](/wp-content/uploads/oeco-migration//images/stories/belem_ok2.jpg)
Leia também
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Oeco2_sinalizacao-da-TESP.jpg?resize=600%2C400&ssl=1)
Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil
Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso →
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Screenshot-2024-07-15-at-18.27.44-664x497-1.png?resize=600%2C400&ssl=1)
Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório
Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes →
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Oeco2_Amazon_rainforest_Satellite_picture_-_3.jpg?resize=600%2C400&ssl=1)
Amazônia é mais destruída pelo consumo nacional do que pelas exportações
Consumo e economias das grandes cidades do centro-sul são o principal acelerador do desmatamento da floresta equatorial →