Notícias

Bicicletas de Belém

Em Belém, no Pará, ciclistas e motoristas mantém uma relação pacífica. Mas até quando?

Jéssica Martineli ·
29 de setembro de 2012 · 14 anos atrás

Às vezes, é preciso distanciar o olhar para enxergar melhor.

Depois de quatro anos sem visitar Belém, a capital paraense onde vivi por 20 anos, passei alguns dias por lá, no início de setembro, e pude perceber qual o espaço ocupado pela bicicleta nas ruas.

Lembro da grande quantidade de ciclistas circulando em todos os cantos da cidade, mas só agora – afastada e com um outro entendimento sobre a mobilidade urbana – consegui refletir sobre o assunto e, claro, comparar a situação com o que vivemos em São Paulo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A cada esquina, em ruas movimentadas, grandes avenidas ou pequenas travessas, a bicicleta está presente. Moças, rapazes, idosos, pais buscando filhos na escola. Sem distinção de sexo ou idade, a bicicleta parece ser o modal mais acessível na Cidade das Mangueiras.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
29 de maio de 2026

Guardiãs do Babaçu: as mulheres que sustentam a floresta, a água e a tradição no Maranhão

Entre lama, coco e resistência, quebradeiras de Imperatriz preservam babaçuais, protegem a água da região tocantina e mantêm viva uma tradição ameaçada

Salada Verde
29 de maio de 2026

Rio de Janeiro sedia semana recheada de debates ambientais e climáticos

Rio Nature & Climate Week traz painéis com especialistas, lideranças indígenas, políticos, artistas, além de eventos paralelos, mostra de cinema e shows

Reportagens
29 de maio de 2026

Uma castanha brasileira que ajuda a proteger o Cerrado

Com produção de baru, cooperativa situada no noroeste de Minas Gerais fortalece agricultores locais e gera renda aliada à conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.