Notícias

Vocabulário Ambiental Infantojuvenil está disponível em PDF

São 100 verbetes divididos entre definições técnica e lúdica (tradução para a linguagem infantil), além dos desenhos feitos por crianças.

Redação ((o))eco ·
25 de setembro de 2013 · 11 anos atrás
Ilustração que acompanha a definição de fauna.
Ilustração que acompanha a definição de fauna.

Usando linguagem simples e ilustrado com desenhos feitos por crianças, o Vocabulário Ambiental Infantojuvenil foi pensado para popularizar os termos e conceitos da área para crianças e adolescentes e podem ser usados em sala de aula. O livro não é comercializado e a versão eletrônica está disponível gratuitamente em formato PDF.

A obra de Otávio Borges Maia e Tino Freitas conta com 100 verbetes ilustrados divididos entre 5 grandes temas: biodiversidade, clima, energia, poluição e sustentabilidade. As ilustrações foram feitas por alunos da Escolinha da Criatividade e do Centro Educacional Maria Auxiliadora, ambos da capital, e pelos participantes do Projeto Roedores de Livros, de Ceilândia, no Distrito Federal.

Também há desenhos premiados nos concursos infantis da Fundação SOS Mata Atlântica, da Bayer com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo. A resenha do livro foi feita pelo Prof. Mario Sergio Cortella.

Os verbetes ilustradas contêm as definições técnicas e as lúdicas. Por exemplo, a definição técnica de “espécie nativa” é:

“Espécie própria de uma região ou que existe originalmente nela. Por exemplo, a seringueira é nativa do Brasil, mas só da Amazônia. Se plantada em outra região, vira espécie exótica. E o mico-leão-da-cara-dourada? Também é nativo do Brasil, mas só da Mata Atlântica do sul da Bahia, de onde é endêmico”.

Na definição lúdica, a linguaguem é bem mais direta e simples: “Espécie nativa: bicho ou planta que vive naturalmente numa determinada região”.

O Vocabulário Ambiental Infantojuvenil é uma publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), com cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e apoio do Jardim Botânico de Brasília, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal.

A publicação Vocabulário Ambiental Infantojuvenil pode ser baixada online.

 

Leia Também
Resoluções de 30 anos do Conama reunidos em um único livro
Livro aborda a Biodiversidade Catarinense
PPBio lança livro sobre sistema de monitoramento na Amazônia

 

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.