Notícias

Vocabulário Ambiental Infantojuvenil está disponível em PDF

São 100 verbetes divididos entre definições técnica e lúdica (tradução para a linguagem infantil), além dos desenhos feitos por crianças.

Redação ((o))eco ·
25 de setembro de 2013 · 12 anos atrás
Ilustração que acompanha a definição de fauna.
Ilustração que acompanha a definição de fauna.

Usando linguagem simples e ilustrado com desenhos feitos por crianças, o Vocabulário Ambiental Infantojuvenil foi pensado para popularizar os termos e conceitos da área para crianças e adolescentes e podem ser usados em sala de aula. O livro não é comercializado e a versão eletrônica está disponível gratuitamente em formato PDF.

A obra de Otávio Borges Maia e Tino Freitas conta com 100 verbetes ilustrados divididos entre 5 grandes temas: biodiversidade, clima, energia, poluição e sustentabilidade. As ilustrações foram feitas por alunos da Escolinha da Criatividade e do Centro Educacional Maria Auxiliadora, ambos da capital, e pelos participantes do Projeto Roedores de Livros, de Ceilândia, no Distrito Federal.

Também há desenhos premiados nos concursos infantis da Fundação SOS Mata Atlântica, da Bayer com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo. A resenha do livro foi feita pelo Prof. Mario Sergio Cortella.

Os verbetes ilustradas contêm as definições técnicas e as lúdicas. Por exemplo, a definição técnica de “espécie nativa” é:

“Espécie própria de uma região ou que existe originalmente nela. Por exemplo, a seringueira é nativa do Brasil, mas só da Amazônia. Se plantada em outra região, vira espécie exótica. E o mico-leão-da-cara-dourada? Também é nativo do Brasil, mas só da Mata Atlântica do sul da Bahia, de onde é endêmico”.

Na definição lúdica, a linguaguem é bem mais direta e simples: “Espécie nativa: bicho ou planta que vive naturalmente numa determinada região”.

O Vocabulário Ambiental Infantojuvenil é uma publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), com cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e apoio do Jardim Botânico de Brasília, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal.

A publicação Vocabulário Ambiental Infantojuvenil pode ser baixada online.

 

Leia Também
Resoluções de 30 anos do Conama reunidos em um único livro
Livro aborda a Biodiversidade Catarinense
PPBio lança livro sobre sistema de monitoramento na Amazônia

 

Leia também

Notícias
3 de fevereiro de 2026

Amazonas renovará licença ambiental com uso de AI

Norma do IPAAM permite uso de inteligência artificial e autodeclaração para renovar Licença de Operação de indústrias; Órgão defende novo dispositivo

Salada Verde
3 de fevereiro de 2026

APIB alerta que acordo UE–Mercosul ameaça direitos indígenas e agrava crise climática

Entidade afirma que tratado comercial amplia pressão sobre territórios, ignora consulta prévia e transfere custos socioambientais ao Sul Global

Institucional
3 de fevereiro de 2026

Diagnóstico Interno de Diversidade da Associação O Eco

Este diagnóstico apresenta o primeiro levantamento sistematizado de diversidade e representatividade realizado pela Associação O Eco. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da transparência institucional e no aprofundamento do compromisso da organização com a reflexão crítica sobre quem são as pessoas que constroem, cotidianamente, o trabalho da associação. A realização deste diagnóstico só

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.