Notícias

O melhor de ((o))eco em 2013: Notícias (parte 1)

Entre a esperança para a ararinha azul e o desfecho trágico de uma operação de retirada de posseiros, relembre as principais notícias do ano.

Redação ((o))eco ·
29 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

Em fevereiro, duas ararinhas azuis (Cyanopsitta spixii) criadas em cativeiro chegaram ao Brasil. Foi o começo da difícil tentativa de reintroduzir essa espécie na natureza. Em março foi publicado um estudo que mostrou a utilidade das áreas protegidas em reduzir o desmatamento na Amazônia. Em maio, o governo aprovou uma medida que gerou controvérsia: pessoas flagradas com posse ilegal de animais silvestres podem continuar a guardá-los. Em agosto, a Costa Rica resolveu fechar seus dois zoológicos públicos e transferir 348 animais para centros de resgate ou devolvê-los à natureza. No mesmo mês, o governo da cidade do Rio de Janeiro começou a multar pessoas que jogam lixo na rua. Em setembro, um deputado do PP de Pernambuco apresentou um projeto de lei que tira do IBAMA o licenciamento ambiental de obras de infraestrutura, como hidrelétricas. Em novembro, em Rondônia, uma operação para retirar invasores da Floresta Nacional de Bom Futuro teve um desfecho trágico: a morte por tiro de um policial da Força Nacional.

 

O longo regresso da ararinha-azul ao Brasil

Chegada de fêmeas da Alemanha é passo importante para aumentar a população das aves e criar condições para a reintrodução na natureza.

Autorizada a caça de javali-europeu em território brasileiro

Após 2 anos e meio de proibição, Ibama volta atrás e regulamenta caça da espécie exótica, considerada uma praga à biodiversidade do país.

Estudo reforça: áreas protegidas protegem de verdade

Contra os mitos, pesquisadores revelam papel positivo das Terras Indígenas e das Unidades de Conservação Integrais para a conservação.

Pessoas físicas poderão cuidar de animais silvestres

Mas o Ibama continuará sendo o órgão prioritário para a estadia dos animais apreendidos. Resolução entrará em vigor até o começo de 2014.

Morre turista atacada por tubarão em praia do Recife

Vítima estava na praia de Boa Viagem, na capital. Esse é o segundo ataque no ano e a 24ª morte desde 1992, quando começaram as contagens.

Costa Rica fecha os únicos dois zoológicos estatais

Animais serão transferidos para centros de resgate. Porém, a maioria continuará enjaulada, por não terem condições de sobreviverem sozinhos.

Rio de Janeiro: entra em vigor lei que multa quem joga lixo nas ruas

Medida da Prefeitura do Rio começou a valer hoje. Cerca de 100 pessoas foram multadas no Centro. Multas variam de 157 a 3 mil reais.

Manifestantes ocupam BR-163 e exigem diminuição de Floresta

Exigência é para parar com as ações de fiscalização na Floresta Nacional de Jamanxim. Prefeito teve reunião com autoridades da área ambiental.

Projeto retira do Ibama o licenciamento do setor elétrico

Projeto de Lei cria conselho que decidirá, em última instância, a liberação de empreendimentos considerados estratégicos ao Brasil.

Bom Futuro: morte de policial mostra precariedade da Flona

Invasores desrespeitam lei e matam policial da Força Nacional durante ação de reintegração da floresta que já perdeu 65% da área original.

 

 

 

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Após três semanas com cargo vago, governo nomeia novo superintendente do Ibama de SP 

Com histórico na área ambiental, Fabio Tadeu Buonavita foi nomeado nesta segunda-feira. Ele substitui a advogada Perla Muller, que pediu exoneração no início do mês

Reportagens
29 de abril de 2024

Como proteger os territórios do neoextrativismo, do “capitalismo parlamentar” e do “Estado de intimidação”?

Coletivo elenca políticas que agravaram destruição socioambiental no Brasil entre 2019 e 2022 e evidenciam importância dos “lançadores de alerta” e das Ciências Sociais para evitar tragédias

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.