Notícias

Macaco-prego-de-crista: vítima da Mata Atlântica

O Sapajus robustus é mais uma espécie animal vítima da redução do bioma mais ameaçado do país, que hoje tem menos de 9% do tamanho original.

Redação ((o))eco ·
19 de agosto de 2014 · 12 anos atrás

Macaco-prego ([i]Sapajus robustus[/i]). Foto:
Macaco-prego ([i]Sapajus robustus[/i]). Foto:

Macacos-prego são primatas do Novo Mundo do gênero Sapajus que conta com 8 espécies ao todo, 3 das quais se encontram sob ameaça de extinção. Dentre estas está o macaco-prego-crista (Sapajus robustus), macaco endêmico da região entre as margens do rio Doce e rio Jequitinhonha, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia. Por habitar as florestas tropicais úmidas e secas da Mata Atlântica, não surpreende que uma das maiores ameaças à sobrevivência da espécie seja a perda/fragmentação do habitat: apenas 8,5% do bioma original ainda resiste. Soma-se a isto a caça e o tráfico que explicam a classificação dada pelo ICMBio de ‘Vulnerável‘ e da IUCN, de ‘Em Perigo‘.

O Sapajus robustus é encontrado nas seguintes unidades de conservação: Reserva Biológica de Sooretama, Reserva Florestal de Linhares, Reserva Biológica do Córrego Grande e na Reserva Biológica do Córrego do Veado, no Espírito Santo, e também nos Parques Nacionais do Descobrimento, do Pau Brasil e Histórico do Monte Pascoal, na Bahia.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



 

 

Leia Também
Onça-pintada: uma nova esperança
Macaco-Aranha: contempla o seu futuro
Veste-amarela, estão a lhe roubar o guarda roupa

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
16 de outubro de 2026

Amazônia tem a menor taxa de desmatamento já registrada pelo Inpe

Foram 3,3 mil km² desmatados de floresta, uma queda de 41% em relação a 2025, segundo o Prodes. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo MMA →

Salada Verde
16 de outubro de 2026

Ex-ministros do Meio Ambiente se juntam em manifesto pelas UCs brasileiras

Documento, assinado por sete ex-ministros e quatro ex-presidentes do ICMBio, alerta para possível enfraquecimento dos órgãos ambientais e ameaças às áreas protegidas →

Colunas
16 de outubro de 2026

A transparência necessária de SP nas obras contra as chuvas

Pacote de R$ 29 bilhões de SP inclui obras antigas e não esclarece quanto será investido em novas ações contra os efeitos do El Niño →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Gustavo diz:

    Essa espécie é linda! Alguém teria o registro da vocalização de alguns indivíduos?