![O rabo-de-palha-de-bico-laranja ([i]Phaeton lepturus[/i]), também conhecido como rabo-de-junco-de-bico-laranja e granzina, sobrevoa as águas da costa norte de Porto Rico. Foto:](/wp-content/uploads/oeco-migration/images/stories/ago2014/rabo-de-palha.jpg)
O rabo-de-palha-de-bico-laranja (Phaethon lepturus) é uma ave marinha de médio porte típica das águas tropicais do Atlântico, oeste do Pacífico e Oceano Índico. Em uma escala global, a espécie parece ter uma população numerosa e bem distribuída, motivo pelo qual a IUCN a classifica como Pouco Preocupante. No Brasil, entretanto, a perda e a introdução de espécie exótica em seus habitats, somadas às perturbações causadas pelo turismo, levaram o ICMBio à apontar o rabo-de-palha como uma espécie Vulnerável à extinção. Hoje, o rabo-de-palha só pode ser encontrado nos Parques Nacionais Marinhos de Fernando de Noronha e Abrolhos, e também na Reserva Biológica de Atol das Rocas.
Leia Também
Macaco-prego-de-crista: vítima da Mata Atlântica
Onça-pintada: uma nova esperança
Macaco-Aranha: contempla o seu futuro
Leia também

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus
Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente →

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo
New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters →

Futuro é uma palavra feminina
A luta pela paridade de gênero e maior equidade em todos os espaços é também uma questão ambiental ou mais do que isso, uma questão de sobrevivência →
Eu fotografei um pássaro deste na Ilha de La Reunion, Oceâno Índico, inclusive me disseram que é uma ave simbolo da ilha. Esteve ameaçada de extinção e agora está mais segura a sua subsistência. Lendo aqui vejo que não é apenas daquela região, correto? Ou seja, não é ave exótica na costa brasileira.
Eu fotografei um pássaro deste na Ilha de La
Reunion, Oceâno Índico, inclusive me disseram que é uma ave simbolo da ilha. Esteve ameaçada de extinção e agora está mais segura a sua subsistência. Lendo aqui vejo que não é apenas daquela região, correto? Ou seja, não é ave exótica na costa brasileira.