Notícias

Em plena campanha, Dilma cria novas UCs na Amazônia

A duas semanas do segundo turno das eleições, presidente cria 3 reservas extrativistas marinhas no Pará e amplia outra já existente.

Daniele Bragança ·
13 de outubro de 2014 · 11 anos atrás
Resex Marinha Mocapajuba, em São Caetano de Odivelas. Foto: ICMBio.
Resex Marinha Mocapajuba, em São Caetano de Odivelas. Foto: ICMBio.

A 13 dias das eleições, a presidente Dilma Rousseff dobrou o número de Unidades de Conservação criadas durante seu governo: pularam de 3 para 6 unidades. O decreto de criação das novas unidades foi publicado na manhã dessa segunda-feira no Diário Oficial (13). Todas ficam no Pará e são reservas extrativistas marinhas. Apesar deste movimento, o governo Dilma continua sendo o governo que menos criou unidades de conservação desde o governo Médici, durante a Ditadura Militar (Veja Tabela).

As novas UCs são: a Resex Marinha Mocapajuba, com 21 mil hectares, a Resex Marinha Mestre Lucindo, com 26,4 mil hectares e a Resex Marinha Cuinarana, com 11 mil hectares, que ficam localizadas nos municípios de São Caetano de Odivelas, Marapanim e Magalhães Barata, respectivamente. Todas fazem parte da região do Salgado Paraense.

Unidades de conservação
Governo Nº de Unidades
Fernando Henrique Cardoso 81
Lula da Silva 77
José Sarney 59
João Figueiredo 51
Costa e Silva 10
Fernando Collor 10
Dilma Rousseff 6
Emílio Médici 5
Juscelino Kubitschek 5
Jânio Quadros 4
Tancredo Neves 3
Getúlio Vargas 3
Gaspar Dutra 1
Itamar Franco 1
Total 316

Também foi ampliada a Reserva Extrativista Marinha de Araí-Peroba, com mais 50,5 mil hectares. Antes, a Resex que fica no município Augusto Corrêa, também no Pará,  tinha 11,5 mil hectares (Leia o decreto presidencial).

De acordo com o Instituto Chico Mendes, nessa mesma região existem outras nove Reservas Extrativistas, onde vivem 28 mil famílias em comunidades tradicionais que têm a pesca artesanal com principal atividade econômica.

Ainda de acordo com o órgão ambiental, as etapas de criação das novas Unidades de Conservação começaram em julho. Foram realizadas 4 audiências públicas, com a participação de mais de 800 moradores. Após o fim das audiências, o processo foi finalizado no ICMBio, encaminhado para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e depois para a Presidência da República, que outorgou as novas Resex.

 

Leia Também
((o))eco mostra qual foi o presidente que mais criou Unidades de Conservação
O que são Unidades de Conservação
TCU aponta abandono de Unidades de Conservação da Amazônia

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
29 de janeiro de 2026

Brasil possui 67 milhões de hectares sem informação de titularidade

Área é maior do que a França. Termômetro do Código Florestal mostra que apenas 10% dos cadastros ambientais rurais já foram analisados pelo poder público

Salada Verde
29 de janeiro de 2026

ANP agenda auditorias em sonda da Petrobras após vazamento na Foz do Amazonas

Marcado para fevereiro, as inspeções ocorrem após a suspensão da perfuração por vazamento de fluido e devem definir se o poço na margem equatorial poderá retomar as operações

Reportagens
29 de janeiro de 2026

Licenciamento ignorou reserva ambiental situada a 1,2 km do Aeródromo do Açu

Inea emitiu licença de operação sem cobrar da Aeropart estudo sobre impactos dos voos no Refúgio de Vida Silvestre da Lagoa do Taí

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.