Notícias

Rio Grande do Sul ganha nova Reserva Biológica

A Rebio Estadual Banhado do Maçarico é rica em espécies de aves e vai preservar 6 mil hectares em uma região costeira de Pampa.

Paulo André Vieira ·
30 de dezembro de 2014 · 11 anos atrás

Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico | Foto: Eduardo Veléz
Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico | Foto: Eduardo Veléz

O ano já está quase terminando, mas ainda deu tempo do WikiParques alcançar a marca de 200 verbetes cadastrados. A área protegida em questão é a Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico, localizada no município gaúcho de Rio Grande, em uma área costeira de Pampa. Criada em 10 de dezembro de 2014, a Reserva é a 23ª Unidade de Conservação estadual do Rio Grande do Sul, que não ganhava uma nova área protegida desde 2005, quando da criação do Parque Estadual Quarta Colônia.

Com uma área de 6.253 hectares, esta Reserva Biológica preserva uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves. A reserva abriga áreas insubstituíveis para uma população isolada do macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), além de ser uma região importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). A região abriga ainda grande parte das populações locais das aves gavião-cinza (Circus cinereus), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana) e caminheiro-grande (Anthus nattereri).

A criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral no Banhado do Maçarico é uma antiga reivindicação de ambientalistas, que alertavam para ameaças sobre a região, como o plantio de espécies arbóreas exóticas, queimadas sistemáticas das turfeiras, avanço de empreendimentos eólicos, sobrepastoreio pelo gado e contaminação por agrotóxicos.

A bela fauna do Banhado do Maçarico pode ser apreciada no Flickr do fotógrafo Cláudio Dias Timm, que registrou desde os caboclinhos-de-papo-branco (Sporophila palustris) até os Jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) encontrados na região.

Caboclinho-de-papo-branco ([i]Sporophila palustris[/i]) macho. Foto:
Caboclinho-de-papo-branco ([i]Sporophila palustris[/i]) macho. Foto:

Jacaré-do-papo-amarelo ([i]Caiman latirostris[/i]). Foto:
Jacaré-do-papo-amarelo ([i]Caiman latirostris[/i]). Foto:

 

 

Dica: Semeia

Leia também
A biodiversidade nas fotos do WikiParques
Mangue Seco, um dos grandes atrativos de Jericoacoara
Um santuário das perobas-rosas no sul do Brasil

 

 

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
12 de novembro de 2025

Lideranças indígenas do Baixo Tapajós pedem diálogo e respeito após confronto na Zona Azul

Em coletiva foi expressa revolta pela falta de espaço nos ambientes oficiais na COP 30 e afirmada intenção de protestos pacíficos

Reportagens
12 de novembro de 2025

Governo tenta avançar com debates sobre fim dos fósseis na COP30

Segundo Marina Silva, governo brasileiro quer sair de Belém com “espécie de mandato” para desenhar o mapa do caminho que levará ao fim do uso de fósseis

Notícias
12 de novembro de 2025

Curtinhas da COP30 – Negociações em adaptação derrapam nos primeiros dias da COP30

Grupo Africano defende postergar decisão sobre indicadores de adaptação climática para 2027. Índices adicionais na agenda da COP ainda não estão confirmados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.