Notícias

Rio Grande do Sul ganha nova Reserva Biológica

A Rebio Estadual Banhado do Maçarico é rica em espécies de aves e vai preservar 6 mil hectares em uma região costeira de Pampa.

Paulo André Vieira ·
30 de dezembro de 2014 · 9 anos atrás

Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico | Foto: Eduardo Veléz
Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico | Foto: Eduardo Veléz

O ano já está quase terminando, mas ainda deu tempo do WikiParques alcançar a marca de 200 verbetes cadastrados. A área protegida em questão é a Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico, localizada no município gaúcho de Rio Grande, em uma área costeira de Pampa. Criada em 10 de dezembro de 2014, a Reserva é a 23ª Unidade de Conservação estadual do Rio Grande do Sul, que não ganhava uma nova área protegida desde 2005, quando da criação do Parque Estadual Quarta Colônia.

Com uma área de 6.253 hectares, esta Reserva Biológica preserva uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves. A reserva abriga áreas insubstituíveis para uma população isolada do macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), além de ser uma região importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). A região abriga ainda grande parte das populações locais das aves gavião-cinza (Circus cinereus), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana) e caminheiro-grande (Anthus nattereri).

A criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral no Banhado do Maçarico é uma antiga reivindicação de ambientalistas, que alertavam para ameaças sobre a região, como o plantio de espécies arbóreas exóticas, queimadas sistemáticas das turfeiras, avanço de empreendimentos eólicos, sobrepastoreio pelo gado e contaminação por agrotóxicos.

A bela fauna do Banhado do Maçarico pode ser apreciada no Flickr do fotógrafo Cláudio Dias Timm, que registrou desde os caboclinhos-de-papo-branco (Sporophila palustris) até os Jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) encontrados na região.

Caboclinho-de-papo-branco ([i]Sporophila palustris[/i]) macho. Foto:
Caboclinho-de-papo-branco ([i]Sporophila palustris[/i]) macho. Foto:

Jacaré-do-papo-amarelo ([i]Caiman latirostris[/i]). Foto:
Jacaré-do-papo-amarelo ([i]Caiman latirostris[/i]). Foto:

 

 

Dica: Semeia

Leia também
A biodiversidade nas fotos do WikiParques
Mangue Seco, um dos grandes atrativos de Jericoacoara
Um santuário das perobas-rosas no sul do Brasil

 

 

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Colunas
6 de maio de 2024

Rio Grande do Sul: governança para prevenir desastres climáticos

A armadilha climática que se instalou sobre o Rio Grande do Sul significa que não há apenas um novo normal climático, mas que estamos no caminho do desconhecido

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.