Salada Verde

Abelhas entram na lista de espécies em extinção nos Estados Unidos

Sete espécies, que têm como habitat natural o Havaí, entraram na lista. Espécies invasoras e urbanização desenfreada são apontadas como responsáveis por empurrar as abelhas para a lista vermelha

Sabrina Rodrigues ·
6 de outubro de 2016 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Yellow-faced bee, a abelhinha comum, entra na lista de animais em extinção nos Estados Unidos. Foto: Katja Schulz/Flickr.
Yellow-faced bee, a abelhinha comum, entra na lista de animais em extinção nos Estados Unidos. Foto: Katja Schulz/Flickr.

 

Uma péssima notícia para a biodiversidade mundial: é que as abelhas acabam de entrar para a lista de espécies ameaçadas de extinção pelo US Fish and Wildlife Service (FWS), agência do governo dos Estados Unidos responsável pela preservação de espécies de peixes, de animais silvestres, plantas e seus habitats, uma espécie de Ibama americano. Sete espécies de abelhas, todas pertencentes ao estado do Havaí, foram incluídas na lista: Hylaeus anthracinus, Hylaeus longiceps, Hylaeus assimulans, Hylaeus facilis, Hylaeus hilaris, Hylaeus kuakea e Hylaeus mana, que são as abelhas de cara amarela, parecidas com a abelhinha comum aqui do Brasil. As autoridades americanas desconfiam que a diminuição está ocorrendo devido ao desequilíbrio da fauna oriundo da inclusão de espécies de plantas e animais invasores e a elevação desenfreada da urbanização da ilha, favorecendo o turismo de forma descontrolada e a destruição do habitat natural dos insetos. Fonte: Exame.

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Agostinho Pereira diz:

    Péssima notícia, pois sem as abelhas a reprodução de muitas espécies de plantas também fica prejudicada. Lembrando que a "abelhinha comum aqui do Brasil", se for a Apis mellifera, também é uma espécie introduzida no nosso país e responsável pelo declínio de populações inteiras de abelhas nativas.