Salada Verde

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Aldem Bourscheit ·
16 de abril de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal das Nações Unidas aguarda a posição brasileira para sua 33ª sessão, de 13 a 17 de maio em Viena (Áustria). No encontro, medidas mais duras contra o tráfico e outros delitos à vida selvagem devem ser agregadas à UNTOC, sigla em Inglês da Convenção das Nações Unidas Contra o Crime Organizado Transnacional.

O encaminhamento ao órgão internacional deve ser feito pelo Ministério das Relações Internacionais, que recebeu uma proposta executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, baseada em parecer da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais e do Ibama.

As medidas que circularão na Áustria são fundamentais para engrossar a legislação internacional contra esses crimes. A falta de uma definição para termos como “tráfico de espécies silvestres” e “crime contra espécies silvestres” complica a identificação e a punição de bandidos e quadrilhas. 

Além disso e ainda mais grave, a Cites, sigla em Inglês da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, não enquadra como deveria o crime organizado conectado ao tráfico de espécies silvestres.

Se ao menos essas questões forem sanadas no encontro de Maio, os países-membros da Comissão e da Convenção, como o Brasil, serão levados a ampliar a cooperação e a criminalizar mais fortemente o intenso e globalizado tráfico de espécies silvestres.

A iniciativa já tem apoio declarado de países e blocos como Costa Rica, Gabão, Angola, Malawi, União Europeia e American Bar Association (ABA), uma versão nos Estados Unidos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
26 de março de 2024

Ovos traficados “esquentam” aves nascidas em cativeiro

Os crimes também ajudariam a melhorar a genética de plantéis criminosos e legalizados e a testar rotas de tráfico

Reportagens
10 de novembro de 2023

Maioria dos países rejeita proposta para comércio de araras brasileiras

Decisão ocorreu na Suíça, durante encontro da convenção que permite negócios mesmo com espécies ameaçadas de extinção

Reportagens
25 de novembro de 2020

Pesquisadores iniciam vacinação contra febre amarela em mico-leão-dourado

Iniciativa pioneira faz parte de estudo experimental com duração de três anos e irá vacinar entre 500 e 1.000 micos. Espécie perdeu 32% da população no último surto da doença

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.