
Na segunda-feira (10), cerca de 16 pinguins foram devolvidos ao mar na praia de Moçambique, localizada em Florianópolis. Os animais foram submetidos a um tratamento de 45 dias, que envolveu medicação, alimentação e ingestão de vitaminas para eles até que engordassem e alcançassem o peso de 3,5kg. Os cuidados ocorreram no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque Rio Vermelho, coordenado pela Fundação Catarinense do Meio Ambiente (Fatma). O trabalho é importante para a recuperação dos animais, uma vez que a chegada de pinguins no mar de Santa Catarina é comum nos períodos que vão de junho a outubro. Eles vêm da Patagônia, na Argentina e, no caminho, muitos se perdem e acabam adoecendo.
Leia também
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Por que não existem pingüins no hemisfério norte?
De 1600 para cá, foram extintas pelo homem pelo menos umas 120 espécies de aves, 60 de mamíferos e 600 plantas. Por que essas coisas ainda são tão pouco divulgadas e discutidas? →
Só 1% do orçamento foi destinado ao clima por candidatos a governador que buscam permanecer no poder na Amazônia
Em cinco estados da Amazônia Legal, candidatos à reeleição e políticos que assumiram o governo durante o atual mandato disputam a permanência no cargo. Apesar de todos citarem a agenda climática em seus planos de governo para 2026, juntos, os cinco governos empenharam apenas 1,3% do orçamento em despesas relacionadas ao tema desde 2023: R$ 6,4 bilhões, contra R$ 475 bilhões em gastos não relacionados ao clima →
Futuros governadores têm desafio de recuperar o Cerrado, berço das águas
As candidaturas ao governo dos estados receberam uma lista de propostas concretas para recuperar as bacias hidrográficas do bioma que abastece oito das doze grandes bacias do país →

Bom trabalho Fatma.
Falta este mesmo cuidado com a fauna catarinense, que vive em nosso território. Pergunto como estão as aves, mamíferos, anfíbios, répteis, peixes e invertebrados que estão na lista de espécies em extinção no território catarinense!
Como estão , suas situações nas Unidades de Conservação de Santa Catarina! Exemplos; Como esta a situação do Lobo Guará! Das Antas!, etc, etc……